Doença respiratoria
Por: carlanat • 7/6/2015 • Artigo • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 461 Visualizações
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Asma
A asma é uma doença que se caracteriza por insuficiência respiratória, assobios no peito conhecidos como sibilações, sensações de opressão e tosse seca.
Sintoma: Os três indicadores típicos dessa doença são as dificuldades respiratórias, a tosse e as sibilações ou assobios no peito, que se manifestam ao se expulsar o ar dos pulmões. Em geral, a tosse é seca, embora possa ser agravada por expectorações caso exista algum tipo de infecção.
Tratamento: o tratamento se baseia no consumo de medicamentos prescritos pelo médico. Em alguns casos é necessário recorrer a terapia com oxigênio e à administração intravenosa ou subcutânea de broncodilatadores.
Contágio: Em função da origem da doença, distinguem-se dois tipos: a asma alérgica ou extrínseca, devida a fatores ambientais, e a asma não alérgica, conhecida também como intrínseca, provocada por distúrbios fisiopatológicos do organismo. No primeiro caso, trata-se de um distúrbio causado pelo efeito de elementos externos como poeira, pólen e pêlo de alguns animais ,assim como pela ingestão de determinadas substâncias encontradas nos alimentos e em alguns medicamentos. A asma não alérgica pode decorrer de situações de ansiedade e excitação excessiva ou de infecções respiratórias.
Curiosidades: Embora não exista cura definitiva para a asma, a adoção de medidas preventivas e do tratamento médico prescrito ajuda a controlar a doença ,suavizando os sintomas e reduzindo a freqüência dos ataques.
Bronquite
Dedinida como uma inflamação dos brônquios, a bronquite pode ser aguda ou crônica.
Sintomas: A bronquite aguda costuma ser precedida dos sintomas característicos de um resfriado comum: mal-estar, febre calafrios e dor de garganta. Em seguida surge a tosse, o principal sintoma da doença. Aos poucos a tosse seca cede lugar a uma outra, que vem acompanhada de expectorações. A febre alta e a cor amarela ou esverdeada do catarro revelam a presença de uma infecção bacteriana.
No caso de uma bronquite crônica, a tosse produtiva, ou seja, com expectoração, também constitui um sintoma inicial. Essa tosse persiste durante um certo tempo até que outros sintomas como cansaço e dispnéia , ou dificuldade de respirar, se manifestem.
Tratamento: Quando se fala em tratamento. É necessário distinguir claramente a bronquite aguda da crônica. No caso da aguda, as medidas essenciais são as seguintes: Tratamento antibiótico-sempre prescrito por um médico-, fluidificação das secreções das mucosas por meio de uma hidratação forçada ou por substâncias mucolíticas que favoreçam a expectoração, e tratamento broncodilatador, se o médico julgar necessário .
Contágio: As causas mais comuns da bronquite aguda são infecções provocadas por vírus ou bactérias durante uma gripe. Mais freqüente no inverno e em ambientes frios, úmidos e contaminados, essa doença pode também estar associada a infecções virais das vias aéreas superiores, como a faringe, o nariz e amígdalas.
Curiosidade: Quando a doença se enconra num estágio muito avançado, o estreitamento dos brônquios pode impedir a ventilação adequada dos pulmões e, por conseguinte, o suprimento de oxigênio necessário ao sangue.
Psoríase
A psoríase é uma doença crônica da pele, que se apresenta como uma erupção descamante sobre uma área cutânea avermelhada. Essa doença é persistente ou apresenta crises repetidas e, embora possa surgir em qualquer idade, ocorre com mais freqüência entre os dez e quarenta anos.
Sintomas: As lesões da psoríase alternam períodos de atividade e recessão. Tem intensidade e duração bastante variáveis, o que dificulta descrição exata da doença. Quanto a localização, existe certa tendência à simetria e as áreas mais afetadas são as palmas das mãos, os joelho, as plantas dos pés, os cotovelos, a região dos sacro e, atrás das orelhas, no couro cabeludo.
...