TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de fixação: INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA

Por:   •  8/3/2016  •  Exam  •  3.778 Palavras (16 Páginas)  •  3.274 Visualizações

Página 1 de 16

  INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA

  1. Qual o conceito geral da microbiologia e quais ciências ela engloba?

R= Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos. As ciências que englobam são: bacteriologia, protozoologia, virologia, micologia e ficologia.

  1. Na sua opinião, qual foi a descoberta mais importante para o início da microbiologia? Por quê?

R= A descoberta mais importante foi a do microscópio, pois somente a partir dele que se pode visualizar esses seres tão diminutos. E isso se deu a dois grandes importantes descobridores que foi Robert Hooke e Anton van Leeuwenhoek. Embora o microscópio de Hooke fosse capaz de mostrar células grandes, não tinha resolução suficiente que permitisse a ele ver claramente os micróbios. Então Leeuwenhoek foi o grande marco na descoberta dos micoorganismos. Ele conseguiu visualizá-los através de um microscópio simples e denominou-os de “animálculos”. Então fez desenhos detalhados de águas de chuva, das próprias fezes e material raspado de seus dentes, e esses foram identificados como representações de bactérias e protozoários.

  1. O que você entende por Teoria do Germe? Quem foi seu principal defensor?

R= A teoria do germe propõe critérios para provar que a presença de microrganismos específicos estão diretamente relacionados com uma patologia específica. Seu principal defensor foi Robert Koch.

  1. Qual importância do postulado de Koch?

R= Em seus estudos sobre o carbúnculo, Koch utilizou o rato como animal experimental e através disso pode provar que microrganismos específicos gerar doenças específicas, ou seja, toda patologia está relacionada a algum microrganismo.

  1. Qual foi a principal contribuição de Alexander Fleming para a medicina e qual é a relação dela com a microbiologia?

R= Foi a descoberta da Penicilina, pois através dessa droga muitas doenças poderiam ser combatidas. Ele descobriu quase que por acaso, quando uma cultura do Staphylococcus aureus (bactéria) foi contaminada pelo fungo Penicillium (bolor), e então pode observar que em volta das colônias, não havia mais bactérias. Ou seja, esse fungo estava inibindo o crescimento de outra espécie.

REINO MONERA

  1. Quais as principais características do reino Monera?

R= É composto somente por bactérias; são organismos unicelulares; são seres procariontes; seu material genético é o DNA; podem apresentar plasmídeos; sua membrana plasmática não possui esteróis; não possuem organelas como mitocôndria, complexo de Golgi ou retículo; possuem parede celular (estrutura complexa); podem possuir flagelo e/ou cápsula e sua reprodução é assexuada e sexuada.

  1. A classificação bacteriana ocorre, principalmente, por dois princípios. Quais são eles? Qual a relação deles com a coloração de Gram?

R= A classificação bacteriana ocorre com base, principalmente, em duas características específicas: composição da parede celular e forma. A relação disso com a coloração de Gram são que nas bactérias Gram-positivas, o cristal violeta é capturado devido a espessa camada de peptidioglicano, e tem assim coloração violácea, já nas Gram-negativas como a camada é mais delgada e contem lipopolissacarídeos, não consegue reter o cristal violeta, fixando somente a fucsina, tendo assim a coloração avermelhada.

  1. Qual o principal componente da parede celular das bactérias gram-negativas?

R= Lipopolissacarídeos

  1. Qual a diferença entre divisão binária (cissiparidade) e à esporulação?

        R= Cissiparidade- A duplicação do cromossomo bacteriano dispara a         iniciação da divisão celular, que requer o crescimento e extensão dos         componentes da parede celular. Gerando assim duas células filhas         geneticamente idênticas.

                Esporulação- Algumas espécies de bactérias originam, sob certas         condições ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos. As         bactérias gram-positivas sob condições ambientais inóspitas, podem         se converter de um estado vegetativo para um estado de dormência ou         esporo que é a forma resistente (certos esporos são capazes de se         manter em estado de dormência por dezenas de anos). A célula que         origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade         metabólica torna-se muito reduzida. Assim, ao encontrar um ambiente         adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactéria ativa, que passa         a se reproduzir por divisão binária.

  1. Qual a principal vantagem, para uma bactéria, em obter o material genético de outra bactéria?

R= Reprodução. Só a partir disso poderão de multiplicar. O fragmento de DNA transferidos de uma célula doadora para uma receptora se recombina com o cromossomo da outra bactéria produzindo novas misturas genéticas que serão transmitidas as células- filhas na próxima divisão celular.

  1. O que significa o termo ‘’ flora microbiana’’? Qual sua importância para o ser humano?

R= Consistem em um conjunto de microrganismos que habitam nosso corpo com a função de nos ajudar no combate a diversas doenças. Sendo assim, ela é aliada da nossa saúde.

No intestino, uretra, vagina, boca e outros órgãos existem colônias de microrganismos vivos que são úteis ao bom funcionamento do organismo. Eles ajudam no metabolismo de produtos alimentares; possui fatores de crescimento que estimulam o crescimento celular e reprimem o crescimento de micro-organismos nocivos, atuando assim no controle da proliferação e diferenciação; nos protege contra infecções por microrganismos virulentos, estimula a resposta imune, etc. A partir do momento que a flora está aumentada, é sinal que há um desequilíbrio no nosso organismo, seja uma inflamação ou uma infecção.

  1. Descreva uma situação de infecção oportunista.

R= Uma infecção oportunista é aquela na qual os microrganismos que compõem a microbiota normalmente se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico e causam doenças. Por exemplo, a Escherichia coli. Ela é uma bactéria que habita nosso intestino e de alguns animais. A sua presença na água ou nos alimentos se deve à contaminação com fezes. Estando presentes no intestino humano não causam problemas de saúde, mas quando estão no ambiente externo e entram no organismo, elas podem causar doenças como a gastroenterite, infecção urinária, peritonite, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com