O Desenvolvimento Embrionário
Por: Raquel Santos • 20/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 513 Visualizações
CURSO DE ENFERMAGEM
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO: 4ª A 8ª SEMANA
2018.1
Componente curricular: Citologia, histologia e embriologia
Docente: ____________________________ Período:___ Turno: ______
Trabalho de embriologia: Desenvolvimento do embrião da fase de organogênese, designada da 4ª a 8ª semana.
2018.1
Desenvolvimento embrionário da 4ª a 8ª semana
A embriologia é a área da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário, desde a fase de ovo/zigoto até a o desenvolvimento das estruturas que formarão o bebê.
De maneira geral pode-se afirmar que o estudo do desenvolvimento embrionário é de fundamental importância, através deles, podem ser detectadas por exemplo, más formações no feto, ou problemas que se receberem os cuidados certos durante o período de gestação, podem não vir a se desenvolver de forma agressiva ou até, não se desenvolver de maneira nenhuma.
Após o espermatozoide fecundar o ovócito II, começam as fases de transformação do zigoto para que este, possa desenvolver-se, fixar-se no endométrio e formar o embrião.
Vamos destacar agora o período de organogênese, que consiste no momento em que os folhetos germinativos: endoderma, mesoderma e ectoderma, se diferenciam e formam os órgãos. Esse processo começa a ocorrer no final da 3ª semana, iniciando a 4ª e tende a perdurar até a 8ª semana.
4ª semana
Durante a quarta semana de gravidez, o disco embrionário dividido em Endoderma, mesoderma e ectoderma sofre um processo de dobramento (evento fundamental para designar a forma do corpo), dando uma a ele uma forma cilíndrica.
O dobramento ocorre em dois planos: Plano mediano e plano horizontal. Como resultado do dobramento no plano mediano temos a formação da prega caudal e da prega cefálica. E no plano horizontal temos a formação de pregas laterais.
Nessa semana destacamos o desenvolvimento principalmente: Do placa neural e pregas neurais (que se fecharão e formarão o tubo neural), a formação primitiva da vascularização (vasos sanguíneos que nutrem o embrião através do saco vitelino até a formação do cordão umbilical).
Há também a formação do: tubo cardíaco a partir do mesoderma cardíaco primitivo (coração primitivo já está batendo), dos somitos (grupos de células que e formam e originam a coluna vertebral e as articulações) e Tubo digestório primitivo (conectado ao saco vitelino).
[pic 1]
- Notocorda
- Tubo neural
- Aorta
- Mesonefro
- Veia subcardinal
- Intestino primitivo
- Endoderma
- Cavidade amniótica
- Celoma extraembrionário
[pic 2]
5ª Semana
Na quinta semana do desenvolvimento embrionário, as principais estruturas do corpo bebé estão em formação: esqueleto, músculos, sistema nervoso central, coração (apesar de ainda ser primitivo, já está batendo)
Nota-se o aumento do crescimento da cabeça comparado ao restante das regiões devido ao rápido crescimento do encéfalo.
Há também a formação do seio cervical e os brotos dos membros superiores adquirem a forma de remos, e os dos membros inferiores, de nadadeiras.
[pic 3]
[pic 4]
6ª semana
Os membros superiores começam a mostrar diferenciação regional no cotovelo e as grandes placas das mãos se desenvolvem. Os primórdios dos dedos (raios digitais) começam a se desenvolver nas placas das mãos, indicando a formação dos dedos, os embriões na 6ª semana apresentam movimentos espontâneos, tais como contrações bruscas do tronco e dos membros. O desenvolvimento dos membros inferiores ocorre um pouco mais tarde que os dos membros superiores. As saliências auriculares se formam em torno do sulco branquiais (fenda) entre os dois primeiros faríngeos. Esta fenda torna-se o meato auditivo externo (canal auditivo externo) e as saliências se fundem para formar a aurícula, a parte em forma de concha da orelha externa. Agora o olho é bem evidente, principalmente porque o pigmento retidiano já se formou.
A cabeça é agora muito maior em relação ao tronco e se dobra sobre a saliência cardíaca, esta posição da cabeça resulta do encurvamento na região cervical, o tronco e o pescoço já começaram a se tornar retos, os embriões apresentam respostas reflexas ao toque. A circulação sanguínea é muito básica, com tubo que forma o coração enviando sangue para o comprimento de todo corpo embrionário. [pic 5]
[pic 6]
7ª Semana
Os membros sofrem grandes modificações nesta semana, surgem divisões entre os raios digitais das placas das mãos, separando parcialmente os futuros dedos. Comunicação entre intestino primitivo e o saco vitelino está agora reduzido a um ducto relativamente estreito, o canal vitelino. O intestino entra no celoma extraembrionário na porção proximal do cordão umbilical.
...