O Determinantes Biológicos
Por: Jeferson Marcelino • 6/5/2016 • Resenha • 334 Palavras (2 Páginas) • 1.724 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
jeferson marcelino
curso: enfermagem
resenha crítica:
determinantes biológicOs
tubarão
2016
DETERMINANTES BIOLÓGICOS
Determinantes biológicos, são fatores ligados a condição de vida e a situação de saúde do homem, bem como suas características ligadas à anatomia e fisiologia do ser humano. A sua principal condição vem da herança genética, que nada mais é, do que um processo pelo qual o organismo adquire ou torna-se pressuposto a adquirir características semelhantes ou iguais à do organismo que o gerou. A devida herança biológica pode determinar uma maior ou menor tendência para adquirir ou desenvolver algumas doenças.
A diabates mellitus é um exemplo desse fator, já que é uma doença de base genética e hereditária. Com isso, em geral, se há um histórico da doença em parentesco de primeiro grau, há maior possibilidade de o indivíduo desenvolver a doença. Outro exemplo clássico de doença hereditária, a hipertensão arterial, “tem um aumento de 30 à 60%” (MINISTÉRIO DA SAÚDE), quando é passada de uma geração para outra.
Apesar da questão hereditária pesar como um determinante biológico, as doenças vindas de tal fator, podem se manifestar também através do ambiente e da interação com o mesmo junto a seus hábitos. Além disso, existem meios para tornar as manifestações das doenças menos graves ou sob controle. Existem características nas quais são específicas a cada mal, entretanto, uma vida saudável ajuda no geral.
O fato da pessoa saber que tem predisposição a ter um certo tipo de doença, faz ela pensar e se preocupar com a saúde e ter uma vida mais saudável, talvez, até mais que uma pessoa que não tenha as mesmas condições. O indivíduo pode ter a doença, mas não haver manifestação grave, pois teve uma orientação correta. A questão é, a pessoa pode morrer, por exemplo, com hipertensão, não da hipertensão. As dicas de prevenção mais plausíveis, são a prática de exercício físico regularmente, redução no consumo de alimentos calóricos, evitar o fumo e consumo de bebidas alcoólicas, e claro, manter as taxas como glicose, colesterol e triglicérides equilibradas.
...