Políticas Públicas de Saúde
Por: book12 • 30/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.467 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO - PROGRAD
CURSO SEQUENCIAL – GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Projeto de Pesquisa
CAMPOS SALES – CE
2010
Aluna: Elinete Gomes de Amorim
Projeto de pesquisa
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina políticas públicas de saúde como requisito básico de avaliação.
Orientadora: Ana Paula
CAMPOS SALES – CE
2010
1. Introdução
1.1 Problematização
A falta de segurança tem sido um dos principais motivos que preocupam a população urbana. Diariamente são divulgadas notícias de violência nas cidades, esse processo está diretamente associado a outros problemas como o desemprego, a educação de baixa qualidade e a desigualdade social.
Portanto, os distintos problemas urbanos formam uma teia, onde um está diretamente ligado ao outro, havendo a necessidade da realização de políticas para solucionar todos esses problemas, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população urbana. (Brasil, 2010)
A comunidade barragem tem se destacado por falta de estruturas e políticas voltada a seu espaço físico, cultural e social tanto no seu aspecto individual e coletivo; pois durante a nossa pesquisa procuramos destacar os agravos e risco, que a população esta exposta, pondo em ênfase os seus principais fatores: Drogas, Prostituição infantil, Alcoolismo e lixo. Contundo ressaltamos também ações voltadas à comunidade para a resolução de problemas relacionados à saúde.
A perda da capacidade de consumo pode suscitar a percepção de pobreza e levar os jovens à criminalidade. O comércio das drogas tem aumentado e nele a violência é a forma usualmente adotada para resolver discrepâncias e expandir a participação no mercado. (Brasil, 2010)
Um fato que é incontestável é que a rede de prostituição infantil no Brasil continua sem solução, talvez isso ocorra porque este tipo de negócio transformou-se no terceiro mais rendável comércio mundial, atrás apenas da indústria de armas e do narcotráfico. Este é um daqueles temas que se houve muito, mas sabe-se pouco. Não é por menos que é problema que vem preocupando, não só o governo brasileiro, mas também do mundo inteiro. (MENDONÇA ALESSANDRA, 2010)
Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional e psíquica, e a predisposição genética.O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente e de seu engajamento no processo de cura(Brasil,2010).
Quanto ao problema do lixo, ele se insere numa ampla discussão sobre as questões de saneamento básico. A título de informação, é importante deixar claro que o saneamento básico — conjunto formado pelos serviços de limpeza urbana, serviços de canalização de água e de esgoto etc. - sendo fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida na cidade. (Brasil, 2008)
O bairro Nova barragem, tem como micro área 52 que é coberta pelo PSF Guarani, onde é composta por 216 famílias. Segundo pesquisa feita em 2009 residiam 1.733 habitantes, onde é distribuída entre quatro quadras com 52 casas cada e uma rua de 12 casas, também há uma creche com funcionamento diurno e a “casa do artesão”, uma associação onde os alunos têm aulas de reforço, cursos profissionalizantes.
1.2 Objetivos:
Geral
Identificar os agravos e riscos a saúde que a comunidade do bairro Nova Barragem esta exposta, tendo como base principal o aspecto coletivo e individual.
Específicos
- Atuar junto ao PSF (Programa de Saúde da família) na busca da resolutividade, tentando destacar os principais risco e agravos a saúde na comunidade.
- Promover medidas preventivas de promoção e prevenção em saúde, como: palestras, oficinas e roda de conversas com o intuito de capacitar essas pessoas a terem hábitos de vida saudável.
- Planejar medidas de controle e fiscalização na comunidade.
Discussão
As drogas têm como base, um fator determinante: como a violência e o crime que é destacada pelo a falta de estrutura e também pela estabilidade social. Contudo uns dos métodos eficazes é atuação junto ao PSF amenizando incidência de drogas na comunidade. Pois tem como base principal a educação em saúde que é a forma primordial para diminuir o numero de ocorrência. Outro ponto importante é inserir o posto policial na comunidade, atuando na fiscalização.
A prostituição infantil é um problema que merece uma atenção especial pelo o fato de esta relacionados a risco muito importante e mantêm relação intrínseca com outros problemas como por exemplo a questão da DST’s e AIDS que são considerados risco a saúde publica e no decorrer do tempo vem aumentando frequentemente principalmente em comunidades pobres.
Segundo a ACS a prostituição é uns dos casos que mantem na comunidade; assim uns dos métodos que é mais propicio realização e o planejamento de atividades educativas junto a família com o objetivo de informa e educar, baseando no desenvolvimento saudável destas crianças.
...