TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas de saude na alemanha

Por:   •  15/5/2016  •  Seminário  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 12

História

Otto Von Bismarck

Otto Eduard Leopold von Bismarck-Schönhausen Fig. 01 (desde 1865 conde von Bismarck-Schönhausen, desde 1871 príncipe von Bismarck-Schönhausen, e desde 1890 duque von Lauenburg ad personam) GCNSC (Schönhausen, 1 de Abril de 1815 —Friedrichsruh, Aumühle, 30 de Julho de 1898), foi um nobre, diplomata e político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX. Bismarck ficou conhecido como o Napoleão da Alemanha.

Otto Von Bismarck, o chanceler de ferro, (O Chefe de governo na Alemanha recebe tradicionalmente o nome de Kanzler, chanceler. O nome atual do cargo é Bundeskanzler, Chanceler Federal); foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Coube a ele lançar as bases do Segundo Império, ou 2º Reich (1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único. Para formar a unidade alemã, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo político, preferindo a política da força.

Fig.01

Política

Quando primeiro-ministro do reino da Prússia (1862-1890), unificou a Alemanha, depois de uma série de guerras, tornando-se o primeiro chanceler (1871-1890) do Império Alemão.

De início extremamente conservador, aristocrata e monarquista, Bismarck lutou contra o crescente movimento social democratana década de 1880 ao tornar ilegais várias organizações e ao instituir, de forma pragmática, a lei de acidentes de trabalho, o reconhecimento dos sindicatos, o seguro de doença, acidente ou invalidez entre outras, convencido de que só com a ação do estado na resolução destes problemas se poderia fazer frente às novas ideias políticas. Tornou-se conhecido como o "Chanceler de Ferro" (Eiserner Kanzler).

A política de Bismarck pautou-se pelo nacionalismo e pelo militarismo. As guerras contra a Dinamarca, Império Austro-Húngaro e depois contra a França asseguraram a unificação da Alemanha em torno de um regime militarista. Alguns historiadores observam que devido ao regime autoritário de Bismarck a democracia alemã posteriormente na república de Weimar falharia, iniciando-se o regime ditatorial do Terceiro Reich.

ÍNICIO DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ALEMANHA.

A Rede

O projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi criada em 1986. Com mais de 1200 cidades e vilas em mais de 30 países europeus participantes. O objetivo do projeto é estabelecer a promoção da saúde como uma questão transversal e um elemento importante da política urbana e para ancorar na consciência pública.

Em 1989, a Rede de Cidades Saudáveis alemã foi criada, o que hoje em todo o país pertence a mais de 60 municípios, incluindo a cidade de Berlim, e os distritos de Charlottenburg-Wilmersdorf Friedrichshain-Kreuzberg Lichtenbergmarzahn-Heller aldeia centro de Berlim, Pankow, Tempelhof-Schöneberg Treptow.

A Cidade Saudável

"A saúde é criada e vivida por pessoas em seu ambiente cotidiano, onde eles podem brincar, aprender, trabalhar e amar", diz a Carta de Ottawa, da OMS. Os mundos da vida cotidiana - escolas, creches, empresas, bairros e famílias - são, portanto, os níveis mais importantes de implementação para a promoção da saúde e prevenção de doenças na política urbana. Para fazer isso com mais saudáveis condições de vida, é necessário o envolvimento de muitos agentes sociais, na política, governo, instituições, organizações voluntárias, iniciativas e autoajuda. A cidade saudável, foi desenvolvida em cooperação com especialistas do setor de saúde e outros serviços, como educação, assistência social, desenvolvimento urbano, mulheres, política econômica e ambiental. No nível estadual, a Conferência de Saúde do Estado de Berlim é um fórum importante para o trabalho conjunto de diferentes instituições e agentes estabelecidos para as questões de saúde. Em muitos bairros de Berlim há conferências de saúde em que os objetivos são políticas de saúde, promoção e prevenção.

Equidade em saúde

Um dos principais objetivos da Rede de Cidades Saudáveis é melhorar a equidade na saúde. Porque, como antes, para aqueles que cresceram em condições sociais difíceis, é frequentemente doente. Sendo assim, a cobertura de saúde Berlim é diagnosticada por saúde e desvantagem social novamente. A participação ativa dos cidadãos desempenha um papel igualmente importante nas Cidades Saudáveis, trabalhar com a cooperação das administrações das iniciativas de Berlim e do movimento de auto – ajuda.

Objetivos e funções da Rede

• A promoção da saúde como um tema transversal na política e na administração de ancoragem,

• O desenvolvimento de políticas de promoção da saúde interinstitucional,

• O planejamento público e as decisões que levam em conta a infraestrutura social, econômica e ambiental,

• Fortalecer com base na igualdade de acesso à informação para promover a saúde e aos serviços auxiliares ou de autoajuda com o objetivo de saúde e auto - determinação, a alfabetização social para todos os cidadãos.

Saúde Publica

O Seguro de Saúde Legal ( SHI ) é uma das poucas instituições no nosso país que poderiam entrar em seus principais princípios fundamentais cerca de quatro eras políticas, ou seja, o Império Wilhelmine, a República de Weimar, o Terceiro Reich e a República Federal. É o pilar central do sistema de saúde alemão e o ramo mais antigo da segurança social. O seu nascimento foi em 15 Junho, 1883. De acordo com o então chanceler Otto Von Bismarck foi a "Lei sobre a saúde da questão dos trabalhadores. A partir desse momento os trabalhadores da indústria e funcionários têm seguro de saúde . Eles usavam dois terços do salário em contribuição para o seguro de saúde. A Alemanha é o primeiro país a adotar a segurança social a nível nacional.O seguro saúde é o ramo mais antigo da segurança social, desde então, o seguro obrigatório de saúde foi ampliado em um sistema de segurança social periférica e adaptado para os desafios específicos de seu tempo.No início do GKV cerca de 10% da população fizeram seguro obrigatório, e hoje são cerca de 85 % da população segurado por uma saúde legal. Isso significa que ele oferece em torno de 70 milhões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com