ROTAVÍRUS A, GASTROENTERITE INFANTIL
Por: aparecidadrica • 7/10/2015 • Artigo • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
Adriana Aparecida Vaz
RA 9861524545
Bruna M. da Silva RA 8205978467
Eunice A. Souza RA 9861525423
Heloise C. de Paula RA 8095906745
Maria Aparecida Costa Fineto RA 9861519458
Talita Leite Florêncio Miguel
RA 9097909491
ROTAVÍRUS A, GASTROENTERITE INFANTIL
A Rotavirus é uma infecção dada pelo aumento de episódios diarréicos, seguidos de vômitos, febre e dor abdominal, assim contribuindo para uma elevada morbidade hospitalar e mortalidade. A rotavirus é a segunda causa de morte mundial em menores de cinco anos. Considerando que a gastroenterite é uma das principais causas de consultas, internação e letalidade infantis, é importante a conscientização dos profissionais da saúde sobre a fácil transmissão desses vírus para evitar sua dessiminate. A transmissão desses vírus ocorre basicamente pela via feco-oral, contaminação de alimentos, água e objetos, a introdução de medidas de prevenção e controle é necessária tanto no ambiente hospitalar quanto domiciliar. Umas das formas mais simples de prevenção e a higienização das mãos.
Palavras-Chave: Rotavirus; Infecções por Rotavirus; Rotavirus A; Controle; Epidemiologia;
ABSTRACT
The rotavirus infection is given by the increase of dianhea followed by vomiting, fever, abdominal pain, thereby contributing to a high in-hospital morbidity and mortality. The rotavirus is the second leading cause of death worldwide in children under five years. Where gastroenteritis is a major cause of consultation, hospitalization and infant mortality, awareness of health professionals is important for the easy transmission of these viruses to prevent their dessiminação.
The transmission of these viruses occur primarily by the fecal-oral route, contamination of food, water and objects, the introduction of prevention and control measures both in the hospital and home environment. One of the simplest forms of prevention and hand hygie.
Keywords: rotavirus; Rotavirus infections; Rotavirus A; control; epidemiolo
- INTRODUÇÃO
Segundo Jacinto 2010, a doença diarréica é uma das doenças mais comuns em crianças em todo o mundo. Embora as evidências demonstrem o declínio da mortalidade nessa última década, em algumas áreas subdesenvolvidas a diarréia permanece uma das principais causas de morte em crianças menores de dois anos de idade. A morbidade associada à diarréia também é importante; crianças são acometidas por um a 10 episódios de diarréia anuais.
Dantas 2010, em países desenvolvidos, assim como no Brasil, sua importância está relacionada ao impacto da doença na população, traduzido pelos seus danos à saúde, afetando o desenvolvimento infantil, bem como à sociedade pelos custos gerados pela demanda aos serviços médicos, atendimento ambulatorial, pronto atendimento, hospitalizações (custos diretos) e as perdas de dias de trabalhos, de escola, gastos com medicamentos, transportes, etc. (custos indiretos). Adicionalmente, o conhecimento da interação de diarréia persistente e má nutrição como causa de mortalidade tem reforçado a necessidade de desenvolvimento de programas de intervenção além do tratamento baseado em terapia de reidratação oral. (Rev Saúde Pública 2004; 38(6): 844-5)
- Faixa etária mais comum para o contagio do rotavirus
Segundo Cols, 2007 as causas mais comuns de hospitalização de crianças de faixa etária entre zero a quatro anos são causadas pelo vírus Rotavirus A No Brasil tem-se considerado em 12 a 42%. A estação climática mostrou percentual maior de positividade em crianças na faixa etária de 7 a 12 meses e também maior pico de ocorrência viral aos meses de abril e agosto. Foi observado que a infecção por Rotavirus A na faixa etária de 0 a 6 meses são assintomáticas. Nota-se que há índice de menor infecção em crianças menores de 24 meses de idade, reforçando assim o conceito de que após os dois anos de vida, o número de casos de infecção pelo Rotavirus A tende a diminuir, acreditando que pelo fato da criança já ter tido contato com o agente, tenha adquirindo imunidade. LINHARES; 2000 afirma que crianças em todo o mundo os roteiros causam de 600.000 a 870.000 óbitos por ano. Essas infecções causadas pelos roteiros apresentam a causa mais comum de diarréia grave na infância. A única estratégia viável para controle e prevenção tem sido a vacina.
...