Título da Pesquisa: Automatização da Escala de Risco Para Desenvolvimento de Lesão por Pressão e inclusão das medidas preventivas preconizadas na literatura.
Por: mendelssohn martins santana • 22/2/2023 • Projeto de pesquisa • 301 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Introdução
A ocorrência de lesões por pressão (LP) é um grave problema de saúde pública, frequentemente associado ao prolongamento da internação hospitalar, aumento do tempo de tratamento e dos custos envolvidos, além de significar uma grande fonte de desconforto e dor ao paciente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as LPs podem ser consideradas um indicador de qualidade do cuidado em saúde, e seu controle é fundamental para a prevenção e redução da morbimortalidade.
Nesse contexto, a Escala de Braden tem sido amplamente utilizada para avaliação e prevenção de LPs. Entretanto, seu uso ainda é majoritariamente manual, o que pode gerar inconsistências nos resultados e, consequentemente, na definição das medidas preventivas adequadas. Além disso, a aplicação da escala pode ser demorada e trabalhosa para os profissionais de saúde.
Diante disso, a proposta deste projeto é a elaboração de um sistema informatizado que possibilite a automatização da Escala de Braden, permitindo o diagnóstico preciso e rápido dos riscos para o desenvolvimento de LPs, bem como a definição das medidas preventivas preconizadas na literatura para cada subitem da escala que estiver alterado.
Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver e avaliar a eficácia do sistema de automatização da Escala de Braden. Os objetivos específicos são: i) elaborar o sistema informatizado para a automatização da escala; ii) verificar a concordância entre os resultados obtidos pelo sistema e a avaliação manual dos riscos para o desenvolvimento de LPs; iii) avaliar a eficácia do sistema na prevenção de LPs; e iv) avaliar a aceitação e satisfação dos profissionais de saúde com a utilização do sistema informatizado.
Assim, este estudo contribuirá para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde, redução da morbimortalidade associada às LPs e aprimoramento do trabalho dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado aos pacientes em risco para desenvolvimento de LPs.
...