TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
Por: fatimasilvacota • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 8.465 Palavras (34 Páginas) • 451 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância – CED
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
[pic 2]
MARKETING HOSPITALAR
Alunos:
Anderson da Silva Lima RA: 8136741775
Kátia Regina Barbosa de Freitas RA: 408539
Maria de Fátima Ferreira da Silva RA: 412783
Pérola Albuquerque Pereira RA: 8308771765
Sheila Ferreira de Oliveira RA: 7533645567
[pic 3]
Plano de Marketing para uma Instituição da área da Saúde
Tutora Presencial: Mônica Marques
Tutora EAD: Ana Maria Viegas Tristão
Manaus - AM
NOV/2014.
Introdução
Este trabalho tem como finalidade apresentar a relevância do Plano de Marketing para a gestão de uma empresa tanto de pequeno, médio e grande porte. Iremos aborda também a importância de definir: segmentação de mercado e público alvo – para a empresa posicionar-se no mercado; Analisar o mercado através da análise de Customer Relationship Management (CRM) de uma ferramenta que é muito simples, mais ao mesmo tempo eficiente onde é possível analisar os fatores externos e internos da empresa, e por fim a ferramenta dos “4P’s” onde a empresa define as estratégias do Produto/Serviço, Preço, Praça e Promoção. Na busca excessante do crescimento e sobrevivência no mundo dos negócios, o marketing dentro das instituições Hospitalares vem desenvolvendo métodos, inovações e até mesmo aperfeiçoando ferramentas capazes de planejar, controlar e obter a eficiência e a eficácia dentro do planejamento estratégico empresarial. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um Plano de Marketing para uma Instituição da área da Saúde, enfatizando a importância do marketing de relacionamento, do orçamentário e da estratégia empresarial no setor de serviços, mais especificamente nos hospitais.
O marketing hospitalar, por sua vez deve ser visto como uma ferramenta dotada de vários compostos que devem ser empregados em uma determinada organização com o objetivo de propagar sua imagem demonstrando a sociedade o que esta apresenta de melhor e mais atrativo, além disso, vem para qualificar e desenvolver os hospitais no intuito de desenvolver seu próprio sistema. Mediante essa técnica o paciente deve ser o principal foco da organização, esta buscando constantemente compreender o que o usuário pensa e sente e, também, se estão satisfeitos com os serviços ofertados (COSTA; SILVA; RIBEIRO, 2011).
Esse estudo se debruça sobre uma das principais temáticas pertencentes à ciência administrativa, a mencionar, o marketing; este voltado especificamente para a área hospitalar que no município onde foi realizado o estudo, Manaus - AM possui notória significância tanto no seu aspecto econômico quanto em sua função social. O estudo justifica-se pela necessidade de se analisar com maior profundidade de que forma estão sendo utilizadas as estratégias de marketing para promover a popularização de um hospital de qualidade e se tais medidas realmente são eficazes.
SUMÁRIO[pic 4]
[pic 5]
Objetivo do Desafio
Elaborar um Plano de Marketing para uma Instituição da área da saúde.
ETAPA 1[pic 6]
Passo 1
Leitura de texto
O que é marketing de relacionamento- Artigo
Autor: Flávio Régio Brambilla
Passo 2
- O que é Marketing?
[pic 7]
No Brasil, o termo “marketing” foi introduzido por volta de 1954, inicialmente com a denominação “mercadologia”, posteriormente tornou-se de conhecimento generalizado que o mais adequado seria manter a expressão em sua forma originária, restando à ciência que se dedica ao estudo dos mercados a denominação da forma como lhe foi conferida a priori, a mencionar, marketing. Marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
Em inglês, market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou idéias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo. A Comunicação Interna de uma empresa, também faz parte do planejamento. O marketing também define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, etc. Apesar disso, marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apóia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões. O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. O trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um economista, um comunicador, um advogado, reunido em uma só pessoa.
...