Trabalho de atps processo de cuidar IV
Por: chistemari • 22/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.650 Palavras (7 Páginas) • 332 Visualizações
ATPS
Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera Educacional.
Orientador(a): Magali Regina Reis.
Taubaté
2015
Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados.
(Florence Nightingale)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .............................................................................................................. 04
2 METODOLOGIA ............................................................................................................ 05
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................ 09
REFERÊNCIAS ................................................................................................................ 10
04
1 INTRODUÇÃO
A sistematização da Assistência de Enfermagem representa hoje um instrumento de grande valia e utilidade para a prática no trabalho de um enfermeiro. É através dos métodos técnicos, científicos e humanos oferecidos por ela que a equipe de Enfermagem pode garantir a cada cliente um atendimento planejado, organizado e, consequentemente, mais eficaz. A SAE possui cinco passos que devem ser seguidos para garantir sua eficácia, são eles: coleta de dados do paciente, diagnóstico, planejamento, implementação e, por último, avaliação da evolução do caso.
A sistematização torna-se imprescindível pelo fato de que, independentemente do tipo de unidade de saúde e do caso encontrado, utilizando-se dela, o enfermeiro será capaz de tomar suas decisões baseadas em dados concretos que irão direcioná-lo à melhor tomada de decisão. Além de possibilitar que o enfermeiro possua maior credibilidade e propriedade em sua posição junto dos demais profissionais da área da saúde.
05
2 METODOLOGIA
Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
O artigo em questão trata-se de uma pesquisa metodológica a qual, foi realizada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) que atende pacientes adultos. A pesquisa tem como objetivo restaurar a sistematização de assistência de enfermagem (SAE) pois a mesma tem um papel essencial para a prática de enfermagem.
Na UTI, a pesquisa tem como objetivo a organização, sistematização e ao cuidado para o paciente, com princípios de base científica.
Como uma forma de padronizar a linguagem da enfermagem assim facilitando e sendo satisfatória a todas as necessidades, foram desenvolvidos diferentes sistemas de classificação, como por exemplo, Nursing Interventions Classification (NIC), a Nursing Outcomes Classification (NOC), a North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), entre outros.
Para uma pesquisa com maior sucesso e para atingir as expectativas, foram realizados diversas etapas diferentes, com profissionais que tenha um certo vinculo à UTI, para que assim tenha um melhor interesse do entrevistado.
Conclui-se que a Sistematização de Assistência de Enfermagem e a organização, são imprescindíveis para estabelecer os princípios e a continuidade das maneiras de cuidado aos pacientes, mantendo assim uma assistência de qualidade com eficiência e eficácia.
06
Dificuldades na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE: Uma Revisão Teórica
Depreende-se na visão de BARBOSA, MARCACINE (2009), que “a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE é uma ferramenta essencial no trabalho do enfermeiro”. A SAE fornece aos enfermeiros meios técnicos, científicos e humanos visando à qualidade da assistência ao cliente e permite que reconheçam seu mérito por efetuar um trabalho organizado e planejado e o valor de sua profissão.
Através da sistematização é possível que o profissional de enfermagem possa fazer um atendimento com planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem. Necessita de uma metodologia que muitas vezes não é implantada por falta de interesse do enfermeiro, desconhecimento, poucos funcionários, dificuldade da equipe multidisciplinar em aceitar esse método.
A sistematização é essencial para que a assistência no cuidado seja de qualidade, mas a dificuldade em realizar as etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem: histórico, exame físico, diagnóstico, prescrição de enfermagem e evolução/avaliação, prejudica todo o processo.
O profissional justifica que não consegue executar a SAE por estar sobrecarregado, não ter preparado para implantar, não existem recursos materiais para um cuidado adequado, recusa-se utilizar por não valorizar o método e o prejuízo para isso são tarefas feitas sem organização, falta de anotações corretas, irresponsabilidade.
É uma ferramenta que permite ao enfermeiro credibilidade e propriedade na sua posição junto à equipe médica e os outros profissionais da saúde. Apesar da SAE ser guiada por embasamento teórico, instruída na formação e tendo como exigência em conformidade com a legislação profissional, a sua utilização ainda está começando a posição do enfermeiro está em identificar problemas que contribuam para não implementação e trabalhar para solucioná-los, portanto existe a necessidade de abranger mais informações e estudos sobre a relevância da SAE, para melhorar a compreensão do enfermeiro quanto a esse tema.
07
Classificação de diagnostico e intervenção de enfermagem NANDA –NIC.
A classificação traz a ciência em enfermagem, como pressuposto básico, o estado de arte e ciência enfermagem, como manifesto na construção de classificação e suas necessidades em um todo geral dos cuidados em enfermagem onde a saúde das pessoas tem uma carência em procedimento correto em sua aplicação com pessoas da
...