A vigilância em saúde do trabalhador
Por: Jeane Sousa • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 721 Visualizações
A Vigilância em Saúde do Trabalhador
A Saúde do trabalhador é uma área técnica da saúde pública que busca intervir entre o sistema produtivo e e a saúde, de forma integrada com outras ciências da saúde, que visa a preservação da saúde dos trabalhadores, com uma visão de prevenção, curativa com a reabilitação de funções e readaptação profissional.
Visa a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, através de ações de promação, reabilitação e vigilância na área de saúde.
Finalidade de promover um meio ambiente de trabalho livre de doenças e acidentes decorrentes do trabalho, melhorando as condições de trabalho e minimizando as consequências prejudiciais.
As diretrizes compreende a atenção integral a saúde, articulação intra e intersetorial, a participação popular e o apoio a estudos e a capacitação dos recursos humanos.
Objetivo de previnir e diminuir riscos de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, através de medidas como fiscalização e promoção de eventos técnicos.
As ações de vigilância em saúde do trabalhador serão desenvolvidas, de forma que o objeto de análise passe a se constituir em objeto de pesquisa e investigação ao longo do tempo como preconiza a Portaria nº 3120.
Fazem parte do processo de vigilância em saúde do trabalhador
A organização das informações, Realização de assistência, fiscalização do ambiente de trabalho e Municipalização.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
A vigilância em saúde do trabalhador pauta-se nos princípios do sistema único de saúde, e dada as peculiaridades da área, pode ter acressidas outras diretrizes plenamente compatíveis e que são resumidos da seguinte forma: UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE, CONTROLE SOCIAL, DESCENTARLIZAÇÃO, INTERSETORIALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE...
Vigilância e a saúde do trabalhador
O CEREST tem missão de prestar suporte técnico-científico para o pleno funcionamento da red estadual de atenção a saúde do trabalhador no SUS e, assim contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores.
A VISAT deve ser compreendida como uma atuação contínua, sistemática e com controle social ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes dos problemas de saúde e dos fatores de risco relacionados ao processo de trabalho em seu aspecto organizacional, social, econômico epdemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar as intervenções sobre os mesmos de forma a eliminá-los ou controlá-los.
RENAST
integra a rede de serviço do SUS, voltados a promoção, a assistência ea vigilância, para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador.
PRINCIPAIS AÇÕES
1-estruturação da rede de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
2-Implementação das açoes de promoção e vigilância em saúde em trabalhador.
3-Indicação de serviço de saúde do trabalhador de retaguarda.
4-Inclusão das ações de saúde do trabalhador em atenção básica.
...