Centro de de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Química
Por: edusauner • 10/7/2022 • Trabalho acadêmico • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 128 Visualizações
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Química
Experimento n: 05 Cromatografia em Papel
Prof: Daniela Zambelli
Acadêmicos: Eduardo W. Sauner
Florianópolis
Setembro/2018
Objetivos
Descobrir através de cromatografia em papel os componentes presentes na composição de 6 cores de canetinhas hidro cor.
E através do mesmo procedimento de cromatografia em papel, descobrir os componentes presentes numa solução desconhecida.
Introdução
A cromatografia é uma técnica quantitativa , tem por finalidade geral duas utilizações, a de identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa.
De maneira mais completa, a técnica baseia-se no princípio da adsorção seletiva, um tipo de adesão. A técnica foi descoberta em 1906 pelo botânico Michael Tswett. Ele separou pigmentos de plantas(clorofilas) adicionando um extrato de folhas verdes em éter de petróleo sobre uma coluna com carbonato de cálcio em pó em um tubo de vidro vertical.
Portanto, um cromatograma é o resultado de um método de separação de misturas e identificação de seus componentes. Está separação depende da diferença entre o comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária, a interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciado por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.
Roteiro
Materiais utilizados no procedimento:
Canetas hidrocor, papel, lápis, secador, Becker, elástico, pedaço de plástico...
Substâncias utilizadas no procedimento:
Solutos: Fe, Cu, Co, Mn
Solventes: Etanol + butanol, amônia, ácido clorídrico.
No primeiro momento do experimento foram utilizados 6 canetas hidrocor, feitos pequenos pontos no papel, seguindo uma ordem de cores. Em seguida o papel foi grampeado em forma de cilindro e imerso dentro de um Becker com um pequena quantidade de misturas de solvente 1:1:1 de etanol/1-butanol/amônia 2 mol/L. (fase movél). Após seco foram circulados e medidos todos os Rf. Distância entre a origem e a linha do solvente.
Num segundo momento do experimento foi feito o mesmo procedimento anterior, só que neste foram utilizados soluções de íons metálicos e com uma solução desconhecida. A fim de se descobrir qual é a solução desconhecida. O papel foi grampeado em forma de cilindro e imerso em uma mistura de HCL/acetona (7ml de HCL 6 mol/L – 25ml de acetona). Ele foi retirado e seco com um soprador térmico. Para se revelar todas as cores o papel foi colocado aberto sobre o Becker dentro da capela com uma solução de amônia 6 mol/L e coberto com um vidro de relógio por 5 min. Este procedimento de revelação se constitui em reações entre os cátions com moléculas de amônia(NH3).
Resultados e Discussões
Resultados e revelações das canetas hidrocor:
Canetas
Cor
Distância
Rf
Cor
Distância
Rf
Cor
Distância
Rf
Vermelho
Amarelo
1,8
0,28
Vermelho
2,7
0,41
Azul
Azul
4,8
0,73
Vermelho
5,4
0,82
Amarela
Amarelo
1,8
0,28
Verde
Amarelo
2,2
0,34
Azul
4,6
0,70
Marrom
Amarelo
1,9
0,29
Vermelho
2,9
0,44
Azul
4,6
0,70
Preta
Amarelo
1,5
0,23
...