UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CONTRO.DE QUALIDADE DO MEL
Por: Carla Araujo • 1/9/2021 • Trabalho acadêmico • 640 Palavras (3 Páginas) • 165 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CARLA A. F. Santos
CURSO FARMÁCIA
DISCIPLINA: FARMACOGNOSIA 1
RIO DE JANEIRO
2021
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CONTROLE DE QUALIDADE DO MEL
INTRODUÇÃO:
Mel é o produto natural elaborado por abelhas a partir de néctar de flores e/ou sacarinos de plantas. Rico em carboidratos (frutose, glicose, sacarose) é amplamente utilizado na culinária como adoçante e culturalmente utilizado como remédio, adicionado a chás, gengibre e ervas. Possui ação antioxidante e probiótica, além de uma grande variedade de vitaminas e minerais, sendo benéfico para grande parte dos indivíduos atuando no sistema imunológico e sistema digestório principalmente. Há um grande consumo de mel pela população em geral, fazendo necessário um controle da qualidade e de origem do produto, para isso existem diversos tipos de análises que podem ser feitas. Neste estudo realizamos análise do controle de qualidade do mel.
1. MATERIAL DE USO:
1) Água destilada
2) Agarrador
3) Amostra de mel
4) Balança analítica
5) Copo de Becker
6) Luvas
7)Pêra
8) Proveta graduada
9) Pipeta graduada
10) Suporte universal
11) Pesseta
12) Bureta
13)Erlenmeyer
2. Amostras: Foram feitas análises nas amostras do mel
3.MÉTODO: – Determinar a acidez
3.1 - A origem da acidez no mel deve-se à variação dos ácidos orgânicos, causada
pelas diferentes fontes de néctar, pela ação da enzima glicose – oxidase sobre a glicose
que origina o ácido glicônico. A ação desta enzima se mantém mesmo durante o armazenamento, pois permanece em atividade no mel mesmo após o processamento.
A acidez também é associada à ação das bactérias durante a maturação do mel e, ainda, a quantidade de minerais presentes no mel.
4. Objetivo: Avaliar possíveis alterações em amostras de mel comercializado, cujo nome é Expressão da Natureza quanto sua qualidade.
Efetuamos uma pequena quantidade da amostra de mel que foi colocada dentro de um copo de Becker, utilizando a balança analítica, onde pesamos 10,94g de mel, em seguida acrescentamos com a ajuda da proveta graduada, 50 ml de água destilada, com duas gotas de fenolftaleína. Agitamos a amostra, utilizamos uma bureta, presa a um agarrador no suporte universal. Nessa bureta, com a ajuda de uma pipeta graduada, colocamos a amostra em uma quantidade estimada de 5ml de NaOH (foram
...