A Cinesiologia do Joelho
Por: Katia Felix • 27/5/2017 • Artigo • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 1.051 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
Cinesiologia do joelho
Michelli de Sousa Silva RA B70807-7
São Paulo/SP
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
Cinesiologia do joelho
Trabalho da disciplina de anatomía musculo esqueletico com finalidade de obtenção de nota para Np2
São Paulo/SP
2017
SUMÁRIO
RESUMO..................................................................................1
INTRODUÇÃO.........................................................................2
DESENVOLVIMENTO.............................................................3
CONCLUSÃO...........................................................................6
REFERÊNCIAS.........................................................................7
RESUMO
O presente trabalho traz a finalidade de expôr e explicar o que é cinesiologia, começando que precisamos entender o significado da palavra.
Cinesiologia nada mais é a ciência que estuda e tem o objetivo de análisar os movimentos do corpo humano.Especificamente hoje estaremos vendo sobre os movimentos,e integrações dos joelhos, como rorações,reflexões,ligamentos e seus movimentos.
Em questões de fragilidade o joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e em termos funcionais simples.
A composição ossea que faz parte da articulação do joelho e formada por: tibio-femural(lateral e medial) e pelo patelofemural,ambas são articulações que fazem parte da dobradiça do joelho que são suportador por músculos e ligamentos.
Palavras chave: Joelho;Cinesiologia.
INTRODUÇÃO
A cinesiologia é estuda por vários profissionais como: professores de educação fisica,fisioterapeutas,massoterapeuta e terapia ocupacional.
Uma das maiores curiosidades do estudo de cinesiologia é compreender diferentes impactos sobre as forças que atuam no corpo humano,assim adicionando tratamento para melhoria de uma lesão por exemplo.
A articulação do joelho é própria para estabilidade e locomoção,ela ajuda no exercicio de levantar e abaixar para o corpo se mover e o pé se estabilizar com o peso.
Entre o tornozelo e o quadril o joelho é o único junto com o pé que consegue suportar o peso do corpo em um só unidade corporal primária que influi nas atividades de andar, correr,subir descer , e se exercitar em várias formas.
DESENVOLVIMENTO
O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas em livros e apostilas ,com virtude de atender as necessidasdes pedidas para desempenho da tal.
Dando exemplo sobre um processo de alterações das caracteristicas biométricas e mecânicas do corpo humano,que são detalhadas e levam tempos até serem cem por cento completas por sua evolução. O desempenho é estruturado com o objetivo de apresentar o movimento executado pelas articulações em conformidade com a visualização dos vários tipos de planos e seus eixos,para o maior entendimento do movimento e das articulações.
O desenvolvimentodos ossos de
cada ser humano é determinado pela genética,sendo alterado e
completo por alguns fatores que
podem atuar em condições fisiológicas
ou patológicas (CALVETE, 2004).
Os planos podem se referenciar com corpo na posição anatômica através de três planos: o plano sagital, o plano frontal e o plano transverso.
E cada plano tem seu eixo correspondente que passa pela perpendicularmente e pelo plano. Eles são para poder descrever os movimentos relativos em que às partes do corpo e dos eixos usados.
Os eixos são pontos que passam do centro de uma articulação qual uma parte gira. Eo eixo no plano sagital é um ponto que passa da articulação de lado a lado. O eixo no plano frontal vai de frente para trás e o eixo no plano transverso, também chamado longitudinal, vai da parte superior à inferior. O movimento articular ocorre em torno de um eixo que está sempre perpendicular a um plano. A patela da auxilio funcional para o músculo dos quadríceps,assim aumentando a força dos músculos,tornando a musculatura mais estrururada.além disso uma outra função e diminuir o impacto sobre o fêmur previnindo tensões e lesões.
Biomecânica do Joelho é composta por :
- Alinhamento Tibio-femural:
O eixo do fémur é obliquo,enquanto isso a tibia é vertical,criando valgo fisiológico que é entre 10 a 12 para os homens e 14 a 16 para mulheres.Esse eixo traz forças para a cabeça do fémur passando pelo sulco intercondilar do fémur.
- Mobilidade
Os movimentos são mais flexiveis e extensos seguindo assim no plano horizontal,e são de rotação média lateral quando o joelho se encontra em algum exercicio de flexão,ja com o joelho na parte da extenção esse movimento tem o funcionamento em CCF com o coxo-femural.
Os Ligamentos são todos tensos e tem suas extensões completas.
- Ligamentos Cruzados:
Os ligamentos estão entre si próprios entrelassados em todos os lados exeto na parte horizontal.É ele que possui a organização estrutural do joelho.
- Ligamentos Colaterais:
Ambos são extensos por inteiro.
- Ligamentos Posteriores:
Esses ligamentos são tão resistentes que se encontram tensos e resistem até a hipertensão.
- Rotações:
Os movimentos estão prepostos da posição da flexão do joelho, para redução da tensão. O eixo é longitudinal e passa pelo tubérculo intercondilar medial da tíbia.
As rotações por sua vezes tem duas versões: CCA que enquanto ocorre a rotação o côndilo lateral pode se deslocar com uma maior distância e durante a rotação medial da tibia ele pode se deslocar posteriormente numa maior distância entre ambos.Já o CCF o côndilo medial do fémur se desloca porteriormente e já o lateral se desloca antes com uma grande distância entre si,com a rotação medial ele se deslocaca antes com maior distância também.
...