TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso indevido pode trazer danos à saúde ao longo dos anos Danos a Coluna

Por:   •  16/5/2017  •  Dissertação  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

Uso indevido pode trazer danos à saúde ao longo dos anos.

Você é o tipo de pessoa que se preocupa com o que colocar dentro da bolsa antes de sair de casa ou até mesmo com o tempo de uso dos smartphones? O uso inadequado de smartphones e bolsas pesadas podem trazer sérios riscos à saúde com o passar dos anos.

Até os 18 anos, os músculos estão em constante fase de formação, somente após os 21 anos que os ossos e músculos estão completamente formados.

Cada vez mais se tornam comuns os casos de “text neck”, ou seja, pescoço de texto. O uso exagerado dos smartphones pode causar graves alterações no pescoço e coluna. Dores de cabeça e nuca constantes, incomodo atrás do olho e couro cabeludo, são exemplos de dores causadas pela má postura devido a carga que esta sendo exercida na coluna e pescoço. O que mais esta ocorrendo hoje são as cefaleias cervicogenicas, que ao se agravar poder se transformar em uma nevralgia occipital. Americanos fizeram uma pesquisa sobre a sobrecarga que é exercida nas vertebras cervicais conforme inclinamos nosso pescoço para frente. Em posição anatômica com orelhas alinhadas ao ombro o peso transmitido no pescoço é de 5 quilos. Conforme inclinamos o pescoço, esse valor aumenta. Se chegarmos a 15 graus de inclinação, a sobrecarga sobe para 12 quilos. Com 60 graus de inclinação chegamos a 27 quilos de sobrecarga (equivalente a cinco sacos de arroz apoiados sobre a região cervical)

O excesso de peso em bolsas pode gerar uma inclinação ou elevação do tronco do lado que se transporta a mesma. Mulheres têm o habito de colocarem em sua bolsa tudo e mais um pouco. Crianças de 10 anos carregam em media seis livros e um caderno em sua bolsa escolar, logo terão constantes lombalgias.

Uma epidemia de dores cervicais vira em um futuro próximo devido aos problemas posturais. Um dos grandes erros é a falta de educação postural na infância. Alguns anos atrás não se ouvia falar em crianças com problemas na coluna, mas sim as pessoas de mais idade, o que esta completamente diferente hoje. Para Kendall, as alterações posturais mais frequentes são: desnível de ombro, escapula alada, protrusão do ombro, valgo de joelho, hiperlordose lombar, escoliose, inclinação cervical, protrusão cervical e hipercifose torácica.

A prevenção é a melhor opção. Levar as escolas o conhecimento tanto aos alunos quanto aos funcionários, para obrservarem e alertarem aqueles que tem tendência e esses tipos de lesões, orientar os alunos a observarem a forma correta de carregarem a mochila (postura correta, mochila alinhada aos ombros e o fundo na região lombar); os adultos devem manter as bolsas a cima da cintura. Uma possível solução para as crianças, seria as escolas implantarem armários, para que proporcionassem guarda de seus matérias sem precisar leva-los na mochila.

Já para os smartphones, o ideal seria trazer o aparelho na altura dos olhos mantendo postura ereta. Diminuição do uso do mesmo que foi estimado de 2 a 4 horas por dia, não manter a mesma postura por muito tempo e se policiar em relação à postura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com