TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises de abstracts de artigos genes supressores de tumor

Por:   •  29/4/2018  •  Abstract  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – CAMPUS DE ERECHIM – RS

CURSO DE MEDICINA

ANÁLISE DO RESUMO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS : GENES SUPRESSORES DE TUMOR

ANA LUÍSA RASCH DOS SANTOS

ANIELLY DOS SANTOS KONIG

MAINARA HOFFMANN BATISTA

VICTOR FAGUNDES RODRIGUES

VIVIANNE AMANDA DO NASCIMENTO

ERECHIM

2018

ANÁLISE 1 :

  1. O tema avaliou o perfil mutacional dos genes BRCA1 e BRCA2 e a prevalência em probandos hereditários de câncer de mama e ovário do sul do Brasil, analisando se os critérios de testes internacionais são apropriados para essa população específica. Relaciona-se com a disciplina por abranger o estudo aos genes supressores de tumorais, principalmente a mutação destes e suas consequências no ciclo celular, na área da saúde por determinar testes com critérios direcionados a uma população específica, direcionando testes e melhorando o diagnóstico.
  2. Avaliar se os critérios internacionais de testagem utilizados em portadores de HBOC ( hereditary breast and ovarian câncer – câncer hereditário de mama e ovário ) com objetivo de identificar se os atuais padrões de teste eram efetivos e critérios de teste que fossem mais eficazes para a população em questão.
  3. No estudo em questão, foi avaliado a mutação e a prevalência de patogenos BRCA1. Além do mais, foi caracterizado o perfil clínico dos pacientes e explorado o desempenho dos critérios internacionais de testagem.
  4. É o maior estudo de testes abrangentes de BRCA entre brasileiros até o momento, e o primeiro a analisar critérios clínicos para testes genéticos. A identificação dos critérios mais informativos,  para cada população específica, ajudará no desenvolvimento de uma abordagem racional para testes genéticos. Apresentando como resultados principais a prevalência de variantes patogênicas para cada critério, entre 22,1% a 55,6%; e os critérios com maiores probabilidades foram aqueles relacionados ao câncer de mama triplo negativo e câncer de ovário.
  5. A partir da identificação dos critérios mais informativos de cada população, levando em conta sua localização, grupo de colonização e histórico socio-cultural, é possível promover uma abordagem mais racional de testes genéticos, de modo a evitar rastreamentos desnecessários e de alto custo. Além disso, ao decidir quais testes devem ser realizados em determinado contexto, permite-se a priorização de indivíduos de alto risco e a tranquilização de outros pacientes. Assim, será possível reduzir custos e poupar pacientes de testes, bem como acelerar e otimizar diagnósticos da população específica.

BRCA1 and BRCA2 mutational profile and prevalence in hereditary breast and ovarian cancer (HBOC) probands from Southern Brazil: Are international testing criteria appropriate for this specific population?

Abstract

BACKGROUND:

Germline pathogenic variants in BRCA1 and BRCA2 (BRCA) are the main cause of Hereditary Breast and Ovarian Cancer syndrome (HBOC).

METHODS:

In this study we evaluated the mutational profile and prevalence of BRCA pathogenic/likely pathogenic variants among probands fulfilling the NCCN HBOC testing criteria. We characterized the clinical profile of these individuals and explored the performance of international testing criteria.

RESULTS:

A pathogenic/likely pathogenic variant was detected in 19.1% of 418 probands, including seven novel frameshift variants. Variants of uncertain significance were found in 5.7% of individuals. We evaluated 50 testing criteria and mutation probability algorithms. There was a significant odds-ratio (OR) for mutation prediction (p ≤ 0.05) for 25 criteria; 14 of these had p ≤ 0.001. Using a cutoff point of four criteria, the sensitivity is 83.8%, and the specificity is 53.5% for being a carrier. The prevalence of pathogenic/likely pathogenic variants for each criterion ranged from 22.1% to 55.6%, and criteria with the highest ORs were those related to triple-negative breast cancer or ovarian cancer.

CONCLUSIONS:

This is the largest study of comprehensive BRCA testing among Brazilians to date, and the first to analyze clinical criteria for genetic testing. Several criteria that are not included in the NCCN achieved a higher predictive value. Identification of the most informative criteria for each population will assist in the development of a rational approach to genetic testing, and will enable the prioritization of high-risk individuals as a first step towards offering testing in low-income countries.

2017 Nov 21;12(11):e0187630. doi: 10.1371/journal.pone.0187630. eCollection 2017.


ANÁLISE 2 :

  1. O tema abrange a história familiar  de melanoma e o status de mutação da minha germinativa CDKN2A de pacientes com Múltiplos Melanomas Primários (MPM), que afeta os riscos de desenvolver melanomas subsequentes, outros cânceres e resultados de sobrevida. Relaciona-se com a disciplina pois abrange o conhecimento sobre um tipo de gene CDK, que age no ciclo celular e em caso de mutações pode permitir a continuação de um ciclo com possíveis erros, e relaciona-se com a área da saude pelo fato de constatar os quesitos que pré-dispõem uma pessoa a ter maiores chances de desenvolver esse tipo de melanoma, podendo-se assim, preveni-lo com maior eficácia.
  2. A pesquisa sobre como a história familiar e a mutação do CDKN2A em pacientes afeta os seus riscos de desenvolver melanoma e outros cancers subsequentes.
  3. O estudo foi feito utilizando-se de dados sobre o diagnóstico de câncer e morte de pacientes com múltiplos melanomas primários (MMP), obtidos por meio de registros de saúde e atendimento à população sueca
  4. Os pacientes mais jovens -mediana de 42 anos- diagnosticados com segundo melanoma, foram os casos de múltiplos melanomas primários familiares, adicionado às mutações do gene CDKN2A e tiveram entre os grupos MMP os maiores riscos relativos. Além de que, os  casos de múltiplos melanomas primários com mutação do CDKN2A tiveram pior sobrevida comparados com MMP familiar e tipo selvagem esporádico. O estudo obteve como conclusão que, o estado de mutação do CDKN2A e histórico familiar de melanoma afetam consideravelmente os resultados dos pacientes com MMP.
  5. A importância do estudo se dá a partir da comprovação da relação entre mutações na CDKN2A e casos de Melanomas Múltiplos Primários (MPM) com histórico familiar de  melanoma. Assim, identifica-se que esse deve ser o gene alvo a ser tratado para esse tipo de câncer. Isso auxiliará os médicos a avaliarem os espectros de risco dos pacientes com MPM bem como acompanhá-los e assisti-los de forma mais específica e cuidadosa. Com acompanhamento dermatológico próximo, as chances de bom resultado no tratamento aumentam. Ao tornar-se ciente da propensão ao desenvolvimento de melanomas, o paciente também poderá atentar-se aos primeiros sinais de qualquer modificação cutânea.

Cancer risks and survival in patients with multiple primary melanomas: Association with family history of melanoma and germline CDKN2A mutation status.

Abstract

BACKGROUND:

Worse outcomes have been noted in patients with multiple primary melanomas (MPMs) than in patients with single primary melanomas.

OBJECTIVE:

We investigated how family history of melanoma and germline CDKN2A mutation status of MPM patients affects risks of developing subsequent melanomas and other cancers and survival outcomes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com