MANUAL DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE RADIOTERAPIA
Por: vinicius80 • 26/5/2022 • Resenha • 1.356 Palavras (6 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
MANUAL DA QUALIDADE | ||
MANUAL DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE RADIOTERAPIA |
[pic 2]
Índice
Introdução 2
Contexto da organização 3
Estrutura e Controlo do Manual da Qualidade 3
Âmbito de aplicação do SGQ 6
Política da Qualidade 6
O Sistema de Gestão da Qualidade 6
Fluxograma Geral 7
Interação dos Processos 8
Liderança 9
Organograma Funcional 10
ELABORAÇÃO | VERIFICAÇÃO | PRÓXIMA EDIÇÃO |
Dr. Jorge Faria Dr.ª Liliana Martins Dr.ª Inmaculada Maldonado | Gabinete de Gestão da Qualidade | 16/07/2024 |
Introdução
O Serviço de Radioterapia (RAD) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, iniciou a sua atividade no dia 16 de Maio de 2005 e foi o 1º serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo.
Foi concebido desde o início com instalações para receber um 2º acelerador linear e realizar também tratamentos de braquiterapia, foi inaugurado com um acelerador linear Varian®2100C/D, com energias de 6 e 16 MV de fotões e 5 energias distintas de eletrões. Para além disso também foi instalado um simulador Varian Acuity® equipado com Cone Beam Computed Tomography que lhe permitia adquirir imagens tomográficas passíveis de realizar tratamentos computorizados tridimensionais no sistema Eclipse® instalado no setor da Física.
A atividade deste Serviço foi iniciada com uma equipa relativamente reduzida, nomeadamente 1 médico (Dr. José Catita), 3 Terapeutas e 3 elementos da Física, para além do pessoal administrativo e de ação médica.
No ano do seu arranque foram tratados 405 doentes. A partir dessa altura o RAD iniciou um período de intensa actividade, tendo realizado radioterapia a 981 doentes em 2006, 927 em 2007 e 857 em 2008.
No ano de 2009 o RAD foi equipado com um segundo Acelerador Linear 2100 C/D DHX com OBI® que permite verificação volumétrica do posicionamento do doente e com uma unidade de Tomografia Computorizada de planeamento 4D, GE Light SpeedPlus.
Em 2011 iniciou-se os tratamentos de Radioterapia Estereotaxica Fracionada (SBRT) tratando com esta técnica patologias de pulmão e fígado.
Em agosto de 2015 iniciou-se tratamentos com Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) em doentes de cabeça e pescoço. Atualmente esta técnica foi alargada a outras patologias como próstata, Sistema Nervoso Central e ginecológicos.
Em Novembro de 2019 demos início à substituição do 1º acelerador linear instalado no RAD (Varian®2100C/D) por um Varian TrueBeam® que permitirá novas técnicas de tratamento em Radioterapia. À data da revisão deste documento, o novo acelerador linear ainda não se encontra em atividade, aguardando licença de funcionamento para tal.
Em 2021 o RAD conta com 5 médicos especialistas, 13 terapeutas, 4 dosimetristas, 4 enfermeiras, 4 assistentes técnicos, 4 assistentes operacionais e 3 físicos.
Contexto da organização
O RAD tem como público-alvo doentes e Instituições que os referenciam do distrito de Setúbal, Lisboa e ainda todos os doentes de Portugal e da Europa que pretendam realizar tratamento de Radioterapia no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE.
Considerando que o RAD está inserido no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, os fornecedores e restantes serviços do centro hospitalar são elementos que influenciam a prestação de serviço do RAD.
São consideradas partes interessadas: os doentes a quem o RAD presta cuidados, os médicos/instituições que referenciam doentes para o RAD, os colaboradores do RAD e os seus fornecedores.
Considerando estes aspetos, o RAD toma decisões de operacionalização considerando o seu público-alvo e os meios que o Centro Hospitalar proporciona ao RAD para prestar serviço de tratamento de doentes oncológicos com Radioterapia.
Os equipamentos que dispõe permitem realização de tratamentos com diversas técnicas que recorram a feixes de fotões e eletrões, assim como a Rede Médica eletrónica proporciona que toda a atividade do serviço seja gerida em tempo real e com impacto ambiental reduzido já que não implica utilização de papel.
A contextualização do RAD, em pormenor está descrita no documento “ Contextualização do Rad” com a codificação RAD-DS-DOC-CONTEXTUALIZAÇÃO.
Estrutura e Controlo do Manual da Qualidade
O Manual é elaborado pelos Gestores da Qualidade do RAD, sob supervisão do Diretor do Serviço e submetido a revisão pelo Gabinete de Gestão da Qualidade e aprovado pelo Conselho de Administração do CHBM, EPE.
O Manual da Qualidade define os princípios e os meios adotados para assegurar a qualidade adequada do produto e serviços fornecidos pelo RAD.
A periodicidade da revisão do Manual da Qualidade é de três anos, contudo sempre que se torne necessário poderá proceder-se à sua revisão.
...