TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EAN Nutrição

Por:   •  7/10/2024  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

4.1 A EAN E O NUTRICIONISTA.

Em 1955, origina-se um dos maiores programas da alimentação da escola no mundo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que é Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) vinculado a política de Estado. O programa   atende de forma gratuita aos alunos da educação básica de escolas públicas, comunitárias e filantrópicas de todos os municípios do país. (BRASIL, 2013).

O objetivo do PNAE é contribuir para o desenvolvimento e o crescimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar, e a formação de hábitos alimentares saudáveis, através de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) e da oferta de nutrição que assegure as necessidades dos estudantes enquanto estes se encontram na escola. (PEIXINHO, 2013)

No campo do PNAE, a EAN

 

configura o conjunto de ações formativas, de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo. (PEIXINHO 2013, p. 910)

Assim, a alimentação na escola assume um caráter pedagógico, estimulando a inserção de temas referentes à alimentação e nutrição no currículo escolar. (CFN, 2010).

O responsável técnico (RT) pela execução do PNAE é o nutricionista, profissional regulamentado pela Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991. (PEIXINHO; STOLARSKI, 2010). Conforme CFN, (2010) além do RT, poderão associar-se ao quadro técnico (QT) do PNAE outros nutricionistas competentes, responsáveis por, dentre outras funções, realizar e coordenar ações de EAN, de maneira articulada com a coordenação pedagógica e direção das escolas, em um ponto de vista multiprofissional (FNDE; SCARPARO, 2013).

Para que o objetivo seja alcançado, as secretarias municipais e estaduais de educação, entidades executoras, gerenciam o PNAE, enquanto a responsabilidade técnica quanto a alimentação escolar fica a cargo do nutricionista. (CFN, 2010).

Quanto às atribuições do nutricionista no PNAE, compete ao técnico vinculado à Entidade Executora (EEx) efetuar 13 funções obrigatórias e nove complementares. Das funções obrigatórias, destacam-se: planejamento, realização de diagnóstico do estado nutricional dos estudantes, capacitação de recursos humanos, elaboração, acompanhamento e avaliação do cardápio da alimentação escolar, realização de ações de educação alimentar e nutricional, coordenação (EAN), controle de qualidade higiênico sanitário, dentre outras (CFN, 2010; BRASIL, 2009).

Embora no Brasil se tenha aumentado expressivamente o número de nutricionistas ligados ao PNAE, o número atual de profissionais ainda está abaixo do recomendado pelos parâmetros vigentes. (CHAVES, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com