Alimentação e Saúde do Adolescente
Por: Fabiola Iane • 11/8/2020 • Trabalho acadêmico • 4.241 Palavras (17 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1]
Política na Saúde
PROSAD – Programa de saúde do adolescente
Grupo: Cynthia Gonçalves Pereira
Fabíola I. de Paula Salvador
Maria Fernanda Attademo Furtado
Mírian Mara Milagres de Assis
Nayara Kelly Malta de Faria
Professora: Marjorye
Curso: Técnico em Nutrição e Dietética
1º período
[pic 2]
Índice
1.0 – Introdução 03
2.0 – Diretrizes e Objetivos 04
3.0 – Ações do PROSAD 06
3.1 – Ações de Crescimento e Desenvolvimento 06
3.2 – Sexualidade 07
3.3 – Saúde Bucal 08
3.4 – Saúde Mental 08
3.5 – Saúde Reprodutiva 09
3.6 – Saúde do Escolar Adolescente 11
3.7 – Prevenção de Acidentes 11
3.8 – Violência e Maus Tratos 12
3.9 – Família 13
4.0 – Conclusão 15
[pic 3]
- – Introdução
O Estado Brasileiro não pode ignorar o espírito inovador e construtivo da juventude, nem tampouco a importância de sua contribuição para o desenvolvimento do país, o que exige, como um todo, a especial atenção e mobilização dos vários setores de políticas públicas e da sociedade civil para que os jovens tenham acesso a bens e serviços que promovam sua saúde e educação, melhorando assim, a sua qualidade de vida.
A importância demográfica do grupo de adolescentes, indivíduos na faixa etária de 10 a 19 anos, e sua vulnerabilidade aos agravos de saúde, bem como às questões econômicas e sociais nas suas vertentes de educação, cultura, trabalho, justiça, esporte, lazer e outros determinam a necessidade de atenção mais específica e abrangente.
Para tentar superar esta situação e estabelecer a assistência adequada dos jovens, é preciso conhecer seus problemas e suas especificidades evolutivas, discutindo estratégias que se constituam como um conjunto de ações, integradas e intersetoriais, voltadas para o diagnóstico precoce, tratamento e recuperação e promoção à saúde, que lhes garantam uma assistência de forma integral satisfatória e com resolubilidade.
2.0 – Diretrizes gerais e objetivos
O PROSAD (Programa de Saúde do Adolescente) foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 1989, em cumprimento à Constituição Federal promulgada em cinco de outubro de 1988, visando à efetivação do seu artigo 227, como também dos artigos 7º e 11 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que define o direito à proteção, à vida e à saúde. Ele atua na elaboração de programas e metas relacionados com a saúde do adolescente.
O PROSAD tem como princípios básicos:
• A ênfase na promoção da saúde, do desenvolvimento e da autonomia dos adolescentes;
• A identificação e o fortalecimento dos fatores protetores, como a auto-estima, convivência familiar, habilidades sociais, vínculos e segurança;
• A valorização da participação ativa do adolescente e do protagonismo juvenil;
• O envolvimento da família e da comunidade;
• A articulação da saúde com outros setores, como a educação, assistência social, cultura, esportes, justiça, conselhos tutelares, ONGs e outras organizações de atendimento;
O programa é executado dentro do princípio da integralidade das ações de saúde, da necessária multidisciplinaridade no trato dessas questões e na integração intersetorial e interistitucional dos órgãos envolvidos, respeitando-se as diretrizes do Sistema Único de Saúde, apontados na Constituição Brasileira.
No programa, são atendidos adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos. O adolescente é atendido com o objetivo de ser acolhido e orientado, além de agendar as consultas, possibilitando sua integração ao programa.
Ressalta-se que é necessária maior divulgação dos serviços oferecidos pelo centro dos adolescentes, principalmente os do sexo masculino, buscando desenvolver processos educativos em saúde, numa perspectiva de relações sociais e equidade de gênero.
Busca-se também aumentar o atendimento aos adolescentes na faixa etária de 16 aos 19 anos, que estão mais vulneráveis a questões de gravidez, HIV, uso de drogas devido sua inserção nos espaços públicos, no mercado de trabalho e no enfrentamento de situações de risco e violência.
...