Bromatologia do mel
Por: dribragatto • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 356 Palavras (2 Páginas) • 974 Visualizações
Introdução
O mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.
De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonoides e fenólicos).
Prática
Material utilizado: 3 béqueres, cilindro graduado de 50 ml, água destilada, 3 amostras diferentes de mel, solução de lugol, vidro de relógio, bastão de vidro.
Procedimento: Colocou-se uma pequena amostra de cada mel no vidro de relógio.
Observou-se as diferenças entre as amostras (cor, consistência, odor e aspecto).
Pesou-se 5 gramas de cada mel (potes A, B e C), em seguida, com a amostra nos béqueres, adicionou-se 10 ml de água destilada em cada.
Com a pipeta, mediu-se 1 ml de solução de lugol, que após colocou-se juntos nos béqueres (1 ml para cada amostra).
Com o bastão misturou-se os componentes e aguardou-se as reações.
Resultados:
Após o procedimento de análise física concluído os resultados obtidos foram: o pote 1, continha um mel de coloração âmbar claro, consistência líquida; o pote 2 continha uma amostra de mel açucarado, de cor âmbar médio e consistência de xarope; o pote 3 continha uma amostra de mel de cor âmbar escuro e consistência de xarope.
Após a adicionar-se a solução de lugol, a amostra do pote 1 adquiriu a coloração azul, o que aponta que a quantidade de glicose presente é alta, consequentemente apontou-se que aquela amostra era uma fraude (xarope de glicose).
As outras amostras demonstraram uma mudança menor, apontando serem mel de verdade.
Conclusão:
O experimento comprovou que o procedimento de bromatologia do mel com solução de lugol é eficiente para apontar a qualidade do mel e denunciar possíveis fraudes.
...