PREVALÊNCIA DE ANEMIA E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM PROJETO SOCIAL DE LAVRAS-MG
Por: Karoliny Andrade • 2/7/2021 • Monografia • 4.047 Palavras (17 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
KAROLINY COELHO ANDRADE
Prevalência de anemia e E estado nutricional de crianças e adolescentes de um projeto social de Lavras-MG
LAVRAS – MG
2019
KAROLINY COELHO ANDRADE
Prevalência de anemia e E estado nutricional de crianças e adolescentes de um projeto social de Lavras-MG
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Nutrição, para a obtenção do curso de Bacharel.
Profa. Dra. Camila Maria de Melo
Orientadora
Doutoranda Milena Serenini Bernardes
Coorientadora
LAVRAS - MG
2019
SUMÁRIO
ARTIGO 1
RESUMO: 2
ABSTRAT: 2
INTRODUÇÃO 4
METODOLOGIA 5
RESULTADO E DISCUSSÃO 7
REFERÊNCIAS 13
ARTIGO
Prevalência de anemia e E estado nutricional de crianças e adolescentes de um projeto social de Lavras-MG
Prevalence of anemia and nutritional status of children and adolescents in a social project of Lavras-MG
Karoliny Coelho Andrade1; Milena Serenini Bernardes23.
1Graduanda, Universidade Federal de Lavras/Departamento de Nutrição, karoliny.andrade@hotmail.com; 2Doutoranda, Universidade Federal de São Paulo/Departamento de, miserenini@gmail.com; 3Docente, Universidade Federal de Lavras/Departamento de Nutrição, camila.melo@ufla.br.
Autor correspondente:
Karoliny Coelho Andrade
Rua 7 de Setembro, 565 – Ibituruna/MG
CEP 37223-000
Endereço eletrônico: karoliny.andrade@hotmail.com
Declaração de conflito de interesse: os autores declaram não haver conflito de interesse.
Palavras do texto: 3687
Palavras do resumo:244 / Palavras do abstract: 228
Número total de quadros: 1
Número total de tabelas: 3
Número total de referências: 21
Este artigo está formatado de acordo com as normas da Revista Paulista de Pediatria (ISSN 0103- 0582) à qual este artigo será submetido após as adequações pós-defesa.
RESUMOObjetivo: Investigar a prevalência de anemia ferropriva de crianças e adolescentes participantes de um projeto social de Lavras-MG, bem como avaliar a ingestão de ferro e seu estado nutricional.
Métodos: possuem anemia, avaliar a quantidade de ferro ingerida e o estado nutricional dos adolescentes. O trabalho foi realizado com adolescentes de 6 a 14 anos de idadematriculados no Instituto 7 Gerações na cidade de Lavras/MG. O estudo consistiu na aplicação de um questionário Recordatório 24h, realização de avaliação nutricional e classificação do estado nutricional utilizando o IMC/I, E/I e P/I. Para avaliação dos níveos hemoglobina, foi coleta uma amostra de sangue em microcuvetas descartáveis por punção capilar e medida com um β-hemoglobinômetro portátil. A tabulação e análise dos dados foram feitas no software Microsoft Office Excel 2019 e no Who Anthro Plus[a].
Resultados: Foi encontrado 6,8% de Magreza; 75% de Eutrofia e 19,2% de Sobrepeso, Obesidade e Obesidade Grave em crianças e adolescentes no IMC/I. 95,5% estavam com Estatura Adequada para Idade e 4,5% com Baixa Estatura para Idade. Das crianças com ≤ 10 anos, 93% estavam com Peso Adequado para Idade e 7% com Peso Elevado para Idade. Das crianças avaliadas quanto à hemoglobina, 26,3% apresentaram anemia ferropriva, e dos adolescentes 27,8%.
Conclusão: Fica claro a necessidade de oferta de alimentos adequados quantitativa e qualitativamente de acordo com as recomendações nutricionais propostas pelas Dietary Reference Intakes (DRI) sugeridos pelo Institute of Medicine (IOM), para manutenção do estado nutricional adequado e prevenção de carências nutricionais, bem como a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Palavras-chave: anemia ferropriva; estado nutricional; crianças; adolescentes.
ABSTRACT
Objective: To investigate the prevalence of iron deficiency anemia of children and adolescents participating in a social project of Lavras-MG, as well as to evaluate the amount of iron ingested and its nutritional status.
Methods: The work was performed with children and adolescents aged 6 to 14 years of age, of both sexes, enrolled in the Institute 7 Generations. The study consisted of the application of a 24-hour Recall questionnaire, an evaluation of nutritional status according to BMI/I, I and P/I indicators. measured with a portable β-hemoglobinometer. Tabulation and data analysis were done in microsoft office excel 2019 software and Who Anthro Plus.
...