RELATORIO DE CRIAÇAO DE BRUSCHETTA
Por: U.S Mangá Brasil • 10/12/2018 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO FAMETRO
CURSO SUPERIOR EM TECNÓLOGO EM GASTRONOMIA
BRUSCHETTA DE CALABRESA COM COGUMELOS
MANAUS-AM
2018
FÁBIO GOMES
GELCIVANE TRINDADE DE SOUZA GOMES
JAILSON MARTINS SOARES
LORENA OLIVEIRA LINS
LEIDEANA DE SOUZA DOS SANTOS
MARIA ROSINEIDE CORDOVIL DE SOUZA
ORLADINO MARINHO
BRUSCHETTA DE CALABRESA COM COGUMELOS
Relatório apresentado como requisito para obtenção da composição de nota N2 de Atividades Praticas Gastronômicas I, pelo curso de gastronomia, Turma 01 do Centro Universitário Fametro – CEUNI, Orientador Prof. BRUNO RAPHAEL GOMES DE SA LEITAO
MANAUS-AM
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
MATERIAL E MÉTODO 5
RESULTADOS 6
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
A bruschetta surgiu no período da Antiguidade, entre os trabalhadores rurais italianos, que inventaram a fórmula para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. Em uma Itália antiga, onde as principais rendas ainda saíam da terra e a receita deu tão certo que passou a ser apreciada em todo o território, em diversas formas. Originalmente, a bruschetta servia de alimento para os pobres, o pão velho era coberto com azeite para melhorar o sabor. Esse aperitivo mataria a fome de qualquer fazendeiro italiano no campo. No entanto com o passar dos anos a bruschetta tornou-se uma iguaria representando luxo ao invés de necessidade e tornou-se também uma forma de demonstrar o valor do azeite.
A palavra bruschetta deriva de “bruscato” que em italiano significa tostado ou torrado e tem origem nas regiões do Lazio e de Abruzzo. Na região de Toscana o antepasto é chamado “fetunta”, de “fetta unta”, que na Itália quer dizer fatia untada.
A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.
Nesse caso foi feito algumas mudanças para elaboração do prato, como o tipo de pão, na qual foi usado pão francês e também usamos o pão australiano para diversificar o prato. Mas no pão italiano ficou muito melhor e com uma leveza e textura saborosa.
MATERIAL E MÉTODO
Para realização de preparação do prato foi necessário os seguintes materiais:
- Faca;
- Assadeira Quadrada TAM. 30;
- Pão Italiano;
- Pão Australiano;
- Azeitona sem caroço;
- Manjericão;
- Orégano;
- Azeite de oliva extra virgem;
- Tomate Cereja;
- Cogumelos Champion;
- Linguiça calabresa;
- Alho;
- Frigideira;
- Forno para cocção;
- Fogão;
- Travessa.
Primeiramente higienizam-se todos os legumes, foram feitos cortes em brunoise, deixando reservado. Foram feios cortes de 45% no pão italiano e no pão australiano foi feito um corte horizontal na parte superior e retirado o miolo do pão, ambos foram regados com azeite, colocados na assadeira e levados ao forno na temperatura de 180º deixando dourar por 10 minutos.[pic 2]
[pic 3][pic 4]
A linguiça calabresa foi feitos cortes na horizontal, colocados na frigideira juntos com azeite, tomate cereja, azeitona, cogumelos e alho picado. Todos foram levados ao fogo baixo para cocção por 20 minutos.
...