TEOR DE MINERAIS EM ALIMENTOS
Por: tatamell • 21/4/2015 • Resenha • 4.319 Palavras (18 Páginas) • 441 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
TEOR DE MINERAIS EM ALIMENTOS
ASSIS - SP
2014
[pic 4][pic 5][pic 6]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
TEOR DE MINERAIS EM ALIMENTOS.
ALINE DE SOUZA NEVES – RA C07JDD7
CARINA ANTONIO – RA C27GHC8
CAROLINE MANFRIN – RA C187CJ2
TAMARES M. DA SILVEIRA – RA T820GG6
MARINA MARCHETTI – C1396G9
Trabalho elaborado para a disciplina de Bromatologia, sob a orientação do Professor Fabiano Simões.
ASSIS – SP
2014
SUMÁRIO[pic 7]
1. INTRODUÇÃO.................................................................................. | 03 |
2. MATERIAL E MÉTODO................................................................... | 08 |
3. A PIRÂMIDE...................................................................................... | 09 |
4. OS MINERAIS................................................................................... | 10 |
5. CONCLUSAO................................................................................... | 17 |
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................ | 18 |
Resumo – No presente trabalho é apresentado os valores de concentração de elementos minerais nos alimentos ( Ca, P, K, Na, Cl, Fe, Cu, Co, Mn, Zn, I, F, Mo, Se, Cr, Si).Os alimentos selecionados serão um de cada grupo alimentar que compõe a pirâmide alimentar com exemplos de benefícios e malefícios para organismo. O resultado obtido indicara qual fonte será mais rica do determinado mineral ajudando na construção de dietas e tabelas de composição de alimentos.
Palavra chave: Minerais, Alimentos, Cinzas ou teor de minerais nos alimentos.
1. INTRODUÇÃO
Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos. Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc.
Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.
Classificação dos sais minerais:
• Macroelementos (são aqueles essenciais para a vida, ou seja, precisam estar em quantidades satisfatórias em nosso corpo para termos uma vida saudável) – 100 mg ou mais por dia(adultos): Ca, P, K, Na, Cl, Mg e S).
• Microelementos ( também são importantes para a manutenção da vida, só que em quantidade menores). – alguns mg/dia ou menos
(adulto) : Fe, Cu, Co, Mn, Zn, I, F, Mo, Se, Cr, Si)
A importância dos minerais relacionada na alimentação está de varias formas como:
Nutrição - alguns minerais são essenciais para uma dieta saudável (Ca, P, K e Na), enquanto outros podem ser tóxicos (Pb, Hg, Cd e Al).
Rotulagem nutricional - a concentração e o tipo de mineral devem ser estipulada para apresentação no rótulo ou sua elaboração.
Qualidade - a qualidade de alguns alimentos depende da concentração e do tipo de mineral presente, incluindo o sabor, aparência, textura e estabilidade.
Processamento - o conteúdo mineral afeta as propriedades físico-químicas dos alimentos.
Os minerais podem apresentar teores variáveis em grupos ou num mesmo alimento isso pode ocorrer com interferência humana em função do:
- solo (PH, fertilidade, agrotóxicos, estrutura, microbiologia)
-animal (alimentação);
-processamento (refinamento de cereais).
Mas para que possamos descobrir o teor do material mineral no alimento a cinza é o ponto de partida para a análise de minerais específicos.
Conteúdo de cinzas é a medida da quantidade total de minerais presentes no alimento já o conteúdo mineral é a quantidade de componentes específicos da matéria mineral de um alimento: Ca, Na, K, Cl, etc.
A determinação da cinza fornece uma indicação da riqueza da amostra em elementos minerais. A cinza ou matéria mineral é obtida por incineração da amostra a uma temperatura que não proporcione a perda de certos minerais.
Cinza de um alimento é o resíduo inorgânico que permanece após a queima de matéria orgânica, que é transformada em CO2, H2O e NO2.
A cinza é constituída principalmente de :
- Grandes quantidades: K, Na, Ca e Mg;
- Pequenas quantidades: Al, Fe, Cu, Mn e Zn;
- Traços: Ar, I, F e outros elementos.
A cinza obtida não tem necessariamente a mesma composição que a matéria mineral presente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes da amostra. Os elementos minerais se apresentam na cinza sob a forma de óxidos, sulfatos, fosfatos, silicatos e cloretos, dependendo das condições de incineração e da composição do alimento. Algumas mudanças podem ocorrer como a transformação de oxalatos de cálcio em carbonatos, ou até em óxidos.
...