A DENTÍSTICA NA ODONTOLOGIA
Por: Larirooodrigues • 15/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.694 Palavras (7 Páginas) • 315 Visualizações
Dentística
Em cavidades rasas ou médias utiliza-se o vedamento dos túbulos dentinários como forma de proteção pulpar - vernizes cavitários ou a aplicação tópica de flúor promovem efeito quando o material restaurador a ser utilizado é o amálgama.
Sobre o Verniz: o verniz tem menor condutibilidade térmica e também oferece menor possibilidade de formação da corrente galvânica
- O solvente evapora rapidamente deslizando uma película forradora que Veda com eficiência superfície dentinária,
- O verniz é a base de resina dissolvida em clorofórmio e éter ou cetona
- Minimiza infiltração Marginal em volta da Restauração
Por outro lado a hibridização é o método empregado para restaurações em resinas compostas em cavidade profunda sou muito profundas
O forramento. da parede pulpar com a base para restauração normalmente é promovido pelos cimento de hidróxido de cálcio, pode optar-se também pelo tratamento expectante = remoção apenas da dentina infectada mantendo-se afetada ou passível de remineralização; fechamento da cavidade com associação de materiais à base de hidróxido de cálcio e cimento e ionômero de vidro; é removido após 45 a 60 dias.
[pic 1]
Princípios gerais dos preparos cavitários
Acesso e remoção do tecido cariado: Evitar desgaste de tecido sadio e preservar estruturas de reforço do dente como cristas marginais, ponte de esmalte e Vertentes das cúspides.
A dentina cariada consiste em duas camadas com diferentes características morfológicaa: dentina infectada na qual deve ser totalmente removida, possui consistência amolecida. Este procedimento pode ser realizado com curetas afiadas e brocas de baixa rotação com tamanho compatível da cavidade da dentina afetada. Abaixo tem a dentina afetada, esse tecido é passível de remuneração, desde que haja bloqueio da irritação microbiana, então ela não precisa ser completamente removida.
Forma de contorno: Deve-se restringir o formato mais conservador preservados estruturas de reforços mantendo margens em esmalte sempre que possível.
Forma de resistência: inclui características a fim de que as estruturas remanescentes resistam a força mastigatória por exemplo:
- Espessura mínima de material entre 1,5 e 2 mm em preparos para amálgama;
- Remoção de esmalte sem suporte ou apoio com material resiliente;
- Parede pulpar plana e paralela ao plano oclusal;
- Ângulo cavo superficial nítido e sem bisel =70-90º;
- Mínima abertura vestíbulo-lingual;
- Ângulos internos arredondados.
Forma de retenção existe tipos diversos de retenção:
- Friccional -atrito do material contra as paredes;
- retenções adicionais- inclinação de paredes, sucos e canaletas;
- Micromecânica- hibridização.
Forma de conveniência= é o isolamento do campo operatório utilização do sistema. Matriz-cunha entre outras.
Acabamento das margens= é com recortador de margem gengival, brocas multilaminadas e pontas diamantadas de granulação Fina.
Limpeza da cavidade remoção de detritos do preparo: raspas de dentina, esmalte, sangue, saliva, óleo... Pode ser realizada com spray ar-água, solução de hidróxido de cálcio, clorexidina, ácido poliacrílico entre outras formas.
Amálgama de prata
Os amalgamas também oferecem algumas limitações como: a remoção da estrutura dentária sadia devido à necessidade do preparo retentivo para compensar sua falta de adesividade a dentina, enfraquecimento das cúspides em casos de restauração com istmo largo; possibilidade de fratura das margens em razão dos esforços mastigatórios; toxicidade do o mercúrio.
As ligas de amálgama podem ser classificadas de acordo com sua composição com alto ou baixo conteúdo de cobre. As partículas da liga podem apresentar em três formas:
- Usinadas
- Esféricas
- Fase dispersa ou mista
O amálgama apresenta boas propriedades mecânicas: alta resistência à compressão, porém baixa resistência à tração. Outra característica importante é o creep do material, ou seja, seu escoamento sobre as forças de compressão em ligas de alto teor de cobre - adquire maior resistência mecânica menor creep e menor corrosão.
Proporção Mercúrio:liga
Forma manual no Mercúrio será ligeiramente superior ao pó na proporção de 7:5 o mercúrio sobressalente deve ser apropriadamente removido da mistura antes da inserção da cavidade.
Trituração mecânica= Aplica a técnica do mercúrio mínimo que é a proporção equivalente 1:1
Trituração
Após a trituração, a consistência da massa deve estar lisa e brilhante, assim deve ter tempo de trabalho, presa normal e propriedades físicas adequadas.
Sub trituração= o material se apresentará. com aspecto granuloso, haverá maior tempo de trabalho, menor resistência à compressão e tração, maior expansão volumétrica, degradação marginal, e manchamento.
Super triturada= Aspecto de maior brilho e plasticidade com menor tempo de trabalho, maior contração.
Inserção da cavidade e condensação.
A injeção é feita aos poucos utilizando um porta amálgama cada incremento inserido deve ser firmemente compactado para que ocorra uma união homogênea entre os incrementos. A pressão de condensação pode variar de acordo com o tipo de tipo de partícula utilizada podendo ser:
Limalha
Esféricas
Fase dispersa
Brunimento
O brunimento pode ser realizado no pré ou pós escultura.
Funções: Melhorar a adaptação do material ás margens da cavidade, remover os excessos de mercúrio, proporcionar uma superfície mais lisa e mais resistente ao manchamento e a corrosão.
Escultura.
Devem ser utilizados instrumentos cortantes manuais para que não haja geração de calor, estes podem interferir na reação de cristalização.
Acabamento e polimento
Acabamento= Refinamento anatômico da restauração.
Polimento= Serve para promover a lisura e brilho da superfície.
Como são utilizados instrumentos rotatórios nessas etapas é fundamental aguardar entre 24 a 48 horas para que o amálgama finalize boa parte da sua reação de cristalização e não haja perda do mercúrio pelo contato com o calor.
...