A ARTE DE ARGUMENTAR: GERENCIANDO RAZÃO E EMOÇÃO
Por: Juniorcosta4 • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 738 Palavras (3 Páginas) • 841 Visualizações
[pic 1] UniAGES CENTRO UNIVERSITÁRIO COLEGIADO DE MEDICINA VETERINÁRIA |
MARCONES JUNIOR COSTA DA SILVA
A ARTE DE ARGUMENTAR: GERENCIANDO RAZÃO E EMOÇÃO
Fichamento bibliográfico apresentado ao colegiado de Medicina Veterinária do Centro Universitário AGES como pré-requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina de produção textual do 1 período, sob orientação do Prof. Solange Passos.
Paripiranga - BA
Abril de 2017
1. BIBLIOGRAFIA
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Ateliê editorial, Depósito legal na Biblioteca Nacional, conforme Decreto n° 1825, de 20 de dezembro de 1907. – Entrada de aldeia de Carapicuíba, 897.
2. TEXTO DISSERTATIVO
A obra traz discursões de palavras chave no processo de argumentação utilizando os principais fatores, convencer e persuadir, sendo eles importantes na arte de argumentar. Aborda também como convencer os outros através do nosso discurso, como o titulo já diz o objetivo da obra é convencer as pessoas que o sucesso esta na condição de relacionamento pessoal de cada um. Antônio Suárez produz seu próprio discurso para convencer o leitor à capacidade de argumentar.
Segundo ABREU (2009) se todos nos tivéssemos a capacidade de conversar, argumentar e convencer, fazendo com oque o publico pense de forma igual, conseguiríamos alcançar objetivos e passaríamos a ser muito mais felizes e que a leitura é um dos principais conceitos para poder adquirir conhecimentos sobre as coisas do mundo, fazendo com que o leitor não fique alienado. Adquirindo a capacidade de ver o mundo de outro jeito.
A primeira condição da argumentação é ter definida uma tese e saber para que tipo de problema essa tese é resposta. Se queremos vender um produto, nossa tese é o próprio produto. Mas isso não basta. É preciso saber qual a necessidade que o produto vai satisfazer. Um bom vendedor de carros saberá vender um automóvel de passeio a um cliente que se locomove apenas no asfalto e um utilitário àquele que tem de enfrentar estradas de terra. (ABREU, 2009, P.35.)
Segundo ABREU (2009) um exemplo de argumentar, é quando seguimos o espelho de nossos pais ou avós, ou seja, eles convenceram o caminho certo que devemos seguir. E persuadir é quando consegue induzir a pessoa fazer uma coisa que antes ela não queria, como por exemplo, levar alguém a mudar de atitude.
Argumentar, como vimos, não é tentar provar o tempo todo que temos razão, impondo nossa vontade. Aqueles que agem assim não passam de pessoas irritantes e quase sempre mal-educadas. Argumentar é, em primeiro lugar, convencer, ou seja, vencer junto com o outro, caminhando ao seu lado, utilizando, com ética, as técnicas argumentativas, para remover os obstáculos que impedem o consenso. (ABREU, 2009, P.97.)
“Argumentar é também saber persuadir, preocupar-se em ver o outro por inteiro, ouvi-lo, entender suas necessidades, sensibilizar-se com seus sonhos e emoções”. (ABREU. 2009. P.97)
...