Agrostologia Reforma Pastagem
Por: Diego Félix • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 954 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ACADÊMICOS
DIEGO RIBEIRO FÉLIX (RA: 5039703478)
MARCELO HENRIQUE PAZETTO (RA: 6023383608)
RAFAEL GOMES DA SILVA (RA: 1299528053)
RAFAEL MACHADO VENTURINI (RA: 3900604723 )
RODRIGO DE SOUZA (RA: )
ATPS DE AGROSTOLOGIA
CAMPO GRANDE
SETEMBRO/2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ACADÊMICOS
DIEGO RIBEIRO FÉLIX (RA: 5039703478)
MARCELO HENRIQUE PAZETTO (RA: 6023383608)
RAFAEL GOMES DA SILVA (RA: 1299528053)
RAFAEL VENTURINI (RA: 3900604723 )
RODRIGO DE SOUZA (RA: )
ATPS DE AGROSTOLOGIA
Trabalho desenvolvido na disciplina de Agrostologia, apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp como exigência para avaliação da Atividade Teórica e Prática (ATPS), sob orientação do Professor Marcos Barbosa Ferreira.
CAMPO GRANDE
SETEMBRO/2015
RESUMO
Neste trabalho apresentaremos a primeira etapa da atividade teórica prática supervisionada, onde o objetivo principal é apresentação da forrageira escolhida para renovação da pastagem na propriedade rural do Senhor Francisco no Pantanal da Nhecolândia (MS).
Palavras chaves: Forrageira – manejo; renovação; Pantanal.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................05
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................06
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................................07
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................................08
1. INTRODUÇÃO
De acordo com o desafio de se escolher uma nova pastagem para uma área considerada degrada na região da Nhecolandia (Pantanal sul-matogrossense), no município de Rio Verde, em que a atividade da propriedade é gado para cria, tempo as inforações de que, o solo do pantanal da Nhecolândia é classificado como arenoso, apresentando textura geralmente fina. Eventualmente, pode-se encontrar manchas de solo siltoso ou argiloso. A pastagem nativa é conhecido como capim-mimoso (Axonopus purpusii) e o capim-mimosinho (Reimarochloa brasiliensis).
2. DESENVOLVIMENTO
De acordo com as características do solo da região pantaneira, relacionadas com a atividade da propriedade e os desafios de se melhorar o desempenho, a sugestão de pastagem seria unir duas espécies de Brachiaria. A primeira seria a Brachiaria humidicola, e a outra Brachiaria decubens.
A escolha da B. humidicola deve-se ao seu bom desenvolvimento em regiões tropicais úmidas e tem uma média tolerância à seca. Tem também uma ampla adaptação climática, e 32 à 35ºC como temperatura ideal para crescimento. É também resistente a geada. Em relação a fertilidade do solo, a B. humidicola é pouco exigente, e tem baixo requerimento de fósforo. Outro fator, é que seu crescimento é considerado bom em solos encharcados.
...