A LISTA DE EXERCÍCIOS – CONTROLE MICROBIANO
Por: arsana • 6/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 497 Visualizações
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA
LISTA DE EXERCÍCIOS – CONTROLE MICROBIANO Nome: |
- Defina os termos microbicida, microbiostático, esterilização , desinfecção e anti-sepsia.
A microbiocida é a eliminação parcial ou eliminação total, sendo a perda irreversível da capacidade de reprodução, essa ação microbiocida é morte rápida do microrganismo. É um tratamento que matam os microrganismos através da esterilização e antissepsia. A esterilização destrói toda a vida microbiana e a antissepsia mata os microrganismos em tecido vivo.
A microbiostática é a inibição do crescimento o bloqueio da multiplicação, os microrganismos vivos não multiplica sendo uma morte lenta, são aqueles que só inibem o crescimento microbiano. Parecem mortas, mas quando o tratamento através da desinfecção e descontaminação foi interrompido, elas tornam a crescer. Desinfecção ou sanitização reduz o número de patógenos a um nível em que não sejam mais um risco de doença, em matéria inanimada e a descontaminação torna segura uma superfície que foi fortemente exposta aos microrganismos. Sendo a esterilizar um instrumento também desinfeta e descontamina.
- Qual é o me canismo de ação do calor úmido? Dê um exemplo de agente que emprega o calor úmido.
O mecanismo de ação que está ligado com tempo, temperatura, umidade, ocorrendo a desnaturação de ácidos nucléicos e proteínas, fluidificação de lipídeos da membrana por meio da esterilização e água em ebulição. O tempo, temperatura, umidade e pressão é o agente mais seguro e eficiente para fins de esterilização, a da pasteurização que é aplicada na desinfecção e nos alimentos.
O cal o r úmi d o ma ta os micro -o rga ni smos p ri n cipalme n te pel a coa gula çã o p ro tei ca ( desnatu ra çã o) , q ue e causada pel a ru p tu ra de l iga ções
de hid ro gênio que ma n tém a s p ro te ínas e m s ua es tru tu ra tridi mensi onal . A a u to cla ve e o mé todo p re fe ri d o de s ani ti za çã o .
- Você precisa esterilizar um material pelo calor úmido. Qual método você utilizaria: autoclavação, fervura ou pasteurização? Por quê?
A autoclavagem é utilizada na esterilização de material usado na preparação do meio de cultura e esterilização em geral. O vapor de água sob pressão e uma temperatura superior a 100ºC destroem os microrganismos e seus esporos, quando produzidos, em um curto espaço de tempo. Sendo o mecanismo mais eficaz que ocorre a desnaturação da proteína. Desde que o material submetido suporte altas temperaturas, já que o material é limpo e embalado de maneira que não tenha contato com o ambiente e microrganismos após a esterilização proporcionando temperaturas mais elevadas que as obtidas por ebulição meios de cultura, roupas, instrumentos, material contaminado, equipamentos.
- Qual é o me canismo de ação do calor seco? Dê u m exemplo de agente que emprega o calor seco.
É um mecanismo de ação envolve Tempo, Temperatura, Oxidação de componentes dos microrganismos por meio da flambagem, estufas, fornos e incineração. A flambagem é utilizada para isolamento de culturas pela técnica de espalhamento, e na confecção de esfregaço para coloração e visualização de microrganismos, como na coloração de Gram.
O ca l o r s e co ma ta p o r efei tos de o xida çã o . Um d os mai s s imples mé tod os de es te ri liza çã o co m cal o r se co e a cha ma di re ta .
- A filtração pode ser considerada um método de esterilização? Explique:
Na filtração as células microbianas podem ser removidas de líquidos ou gases por filtração, é mais demorada e cara, já que um novo filtro deve ser usado a cada vez, comparada a autoclave, então apenas líquidos e soluções sensíveis ao calor são filtrados e não remove a maioria dos vírus. Soluções de vitaminas, antibióticos e outros compostos sensíveis ao calor são normalmente filtrados antes de serem adicionados a um meio. Por tanto é um método que não esteriliza.
- Explique o mecanismo de ação das radiações ultravioleta:
A luz UV danifica o DNA das células expostas. Inibem a replicação correta do DNA durante a reprodução celular. Os tipos de radiação que matam bactérias diretamente são todos de comprimento de onda menores do que a luz visível, a LUZ UV mata microrganismos somente em superfícies, não penetrando nem mesmo em vidro. Apresentam um comprimento de onda menor que 280 nm, sendo, portanto, a radiação que menos se aproxima da luz visível. São muito nocivos à biosfera, porém, não acometem a Terra porque são completamente absorvidos pela camada de ozônio. Através de fontes artificiais, a radiação UVC é aplicada na esterilização de materiais cirúrgicos e em processos de tratamento de água, graças à sua propriedade bactericida.
- A solução de hipoclorito de sódio a 1 % é esterilizante ou desinfetante?
É desinfetante com amplo espectro de ação, sendo bactericida, fungicida e microbactericida, não deixa resíduos e tem ação rápida e baixo custo. É usado em superfícies, artigosnão-metálicos, materiais de terapia respiratória, tonômetros e em lactários. Desinfecção se faz por imersão de 15 a 30 minutos dependendo do tipo de material e onde está situado. Apresenta ação corrosiva sobre metais e inatividade em presença de matéria orgânica.
- Explique o mecanismo de ação dos agentes químicos álcool 70% e halogênios (iodo e cloro):
A concentração ideal é de 70% que age rapidamente sobre bactérias vegetativas inclusive microbactérias, vírus e fungos, mas não é esporicida. Por isso não se recomenda para esterilização, apenas para desinfecção de superfícies e antissepsia de pele. Atua por meio do rompimento de membranas, com rápida desnaturação de proteínas e consequente lise celular. A ação antimicrobiana aumenta em presença de água, por isso concentrações acima de 90% não são tão eficazes.
...