A Microbiologia Fundamental e Microbiologia e Imunologia Básica
Por: lauraburlandy • 30/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.636 Palavras (7 Páginas) • 313 Visualizações
Universidade de São Paulo
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Disciplinas: Microbiologia Fundamental e Microbiologia e Imunologia Básica
Professora Dra. Valéria Maria Lara Carregaro
Estudo Dirigido II
Nome do aluno: Laura Cristina Burlandy Soares Turma: engenharia de alimentos diurno
- Observe a figura abaixo, identifique as estruturas celulares enumeradas e cite suas principais funções.
[pic 1]
- Fímbrias: são estruturas curtas e delicadas, que podem se dispor nos polos da célula ou por vezes estão distribuídas por todo o exterior da célula. A quantidade de fímbrias que a bactéria possui varia de acordo com o gênero. Sua função básica é a aderência a superfícies mucosas, para possibilitar a bactéria de colonizar o hospedeiro e se reproduzir.
- Cápsula: é um tipo de glicocálice, já que é composto de açúcares e envolve toda a célula. É uma camada condensada, bem definida e organizada. É fortemente aderida à parede celular, contribui para a capacidade de invasão das células bacterianas patogênicas, pois impede o englobamento por parte dos macrófagos do hospedeiro (fagocitose).
- Camada externa: apenas as bactérias Gram-negativas apresentam essa camada. É composta por uma dupla camada de fosfolipídios e possui proteínas, como a porina, que facilitam a passagem de substâncias de fora para dentro da célula bacteriana. Além disso, em sua parte mais externa, dispõe de uma camada de lipopolissacarídeo (LPS), uma endotoxina que é um importante fator de virulência, ativando a resposta imunológica do organismo hospedeiro da bactéria. A camada externa atua como barreira molecular que dificulta o acesso de certas enzimas e antibióticos às camadas mais interiores da bactéria.
- Camada de peptidioglicano: é uma rede de macromoléculas formada por açúcares e peptídeos. A porção de açúcares apresenta-se como um dissacarídeo repetitivo, fios de 10 a 65 açúcares na forma de esqueleto. Esses fios são compostos por dois monossacarídeos alternados: N-acetil glicosamina (NAG) e N-acetil murâmico (NAM). Já a porção peptídica é composta por filas adjacentes perpendiculares aos fios de açúcares ligadas por polipeptídios. São dispostas em cadeias laterais de tetrapeptídios, 4 aminoácidos, e estão ligados ao NAM, por ponte cruzada de peptídeo. As bactérias Gram-positivas têm camada de peptidioglicano espessa, enquanto as Gram-negativas apresentam uma camada fina. Essa camada é responsável pela forma das células e garante proteção do citoplasma da pressão osmótica entre os ambientes externo e interno, além de conferir rigidez à célula bacteriana.
- Membrana plasmática: é uma estrutura fina que separa a parede celular do citoplasma. É constituída em maior concentração de fosfolipídios e em menor concentração de proteínas. É uma estrutura importante para a permeabilidade seletiva, permitindo a entrada de certos aminoácidos e íons úteis à célula bacteriana e funciona como uma barreira osmótica da célula. É também sede de importantes enzimas atuantes na parede celular, no transporte de elétrons e na fosforilação oxidativa.
- DNA em nucleoide: é uma estrutura citoplasmática constituída por uma única molécula longa e contínua de DNA dupla-fita e circular, chamada de cromossomo bacteriano. O nucleoide não é delimitado por membrana nuclear, e é fixado à membrana plasmática. O cromossomo bacteriano contém todas as informações necessárias à sobrevivência da célula e é capaz de auto-duplicação. Além da fita única de DNA, no nucleoide também estão os plasmídeos, que são pequenas moléculas de DNA de dupla-fita circulares. São elementos extra cromossômicos cuja replicação independe do DNA cromossômico. As informações contidas nos plasmídeos não são essenciais à sobrevivência da bactéria.
- Flagelo: é um filamento helicoidal de natureza proteica, composto por flagelina. Sua função primária é permitir que a bactéria se locomova em meio líquido e tenha motilidade. O movimento do flagelo pode se dar em direção à luz, em direção a compostos químicos atraentes, em uma determinada direção, ou de forma aleatória.
- Correlacione as colunas abaixo e justifique suas respostas:
Coluna 1-
- Cocos
- Bacilo
- Vibrião
- Estafilococos
- Endósporo
- Fissão binária
- Gram-positiva
- Peptidioglicano
- LPS
- Diplococos
Coluna 2-
(k) Não ando sozinho, só em dupla. Justifique.
- São diplococos, pois sempre se apresentam em duas bactérias em formato de cocos unidas.
(h) Ao microscópio óptico sou azul arroxeada. Justifique.
- É uma bactéria Gram-positiva, pois ao ser submetida ao teste de Gram e entrar em contato com o cristal de Violeta, absorve a coloração azul arroxeada devido a sua camada espessa de peptidioglicano.
(b) Tenho forma redonda ou esférica, mas as vezes, eu posso ser ovalada. Justifique.
- São os cocos, pois essas bactérias possuem formato arredondado ou oval.
(e) Sou esférico e me apresento como um cacho de uva. Justifique.
- São os estafilococos, pois são arranjos das bactérias cocos numa disposição que lembra um cacho de uva.
(i) Sou o principal componente da estrutura celular, que conferi rigidez e forma para as bactérias. Justifique.
- O peptidioglicano é um componente formado por uma rede de açúcares e peptídeos que está presente em enorme quantidade nas bactérias Gram-positivas e em menor quantidade nas bactérias Gram-negativas. Esse composto confere forma às bactérias e garante proteção contra as pressões osmóticas externa e interna, além de tornar a bactéria rígida.
(c) Sou em forma de bastão ou bastonete. As bactérias da família Enterobacteriaceae me representam. Justifique.
- É um bacilo, pois os bacilos são bactérias em formato de bastão. A família Enterobacteriaceae contém bacilos Gram-negativos.
(g) De uma célula viro duas! Pode ser o lema usado para me definir. Justifique.
- Fissão binária é o nome da forma de reprodução assexuada em que uma célula se divide por mitose e dá origem a duas células com o mesmo genoma da original.
(j) Sou um potente estimulador da resposta imune e estou relacionado com as bactérias Gram-negativas. Justifique.
- O lipopolissacarídeo (LPS) é uma endotoxina presente na camada externa de bactérias Gram-negativas e é um importante fator de virulência, pois ativa a resposta imunológica do organismo hospedeiro da bactéria.
(d) Sou uma forma espiralada. Justifique.
...