Microbiologia e imunologia
Por: meavellar • 22/9/2015 • Relatório de pesquisa • 297 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
Heloísa Lima nº: 7006562 Maria Eduarda nº: 7007446
Explique as diferenças existente entre os processos de autoclavagem, antissepsia e uso de hipoclorito (cloro).
A autoclavagem é um tratamento térmico usado muito em hospitais e serve para manter o material contaminado em uma temperatura alta para que os agentes patogênicos presentes entrem em extinção e é através do vapor de água que isso ocorre. A temperatura gira em torno de 135 graus Celsius. Por ser simples pode ser utilizada para esterilizar diversos tipos de matérias tanto hospitalares como outros.
A antissepsia é utilizada através de produtos microbicidas ou microbiostáticos sobre a pele com o objetivo de reduzir os micro-organismos. Os profissionais da saúde em geral costumam tomar essas precauções com diferentes produtos para cada ocasião.
E o hipoclorito é utilizado como desinfetante e pode ser usado também para purificar a água para o consumo humano. É conhecido popularmente por água sanitária que é vendida em mercados, farmácias, sacolões, etc., em solução de 2,0 a 2,5% de hipoclorito de sódio. O hipoclorito ajuda a reduzir as chances de contaminação através de vírus, bactérias e parasitas causadores de hepatite A cólera e outras doenças.
A diferença dos três modos de prevenção é que para cada caso é utilizado um. O primeiro esteriliza, por causa do calor muito elevado mata determinados agentes patogênicos que tem aversão ao calor. A antissepsia mata também, mas de acordo com os componentes químicos presentes nos produtos utilizados em cada local. Para as mãos usa-se um para a face usa-se outro e assim por diante. Já o hipoclorito desinfeta os lugares limpando a superfície. A esterilização é para um material critico em questão de contaminação, a antissepsia um material semicrítico e o hipoclorito um material não tão crítico.
...