A Microbiologia E Imunologia
Por: JIR1405 • 4/6/2023 • Trabalho acadêmico • 1.285 Palavras (6 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1]
SUPERIOR TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
I SEMESTRE 2023
JIRLANE DA SILVA DIAS
ATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS
CAÇADOR – SC
2023
JIRLANE DA SILVA DIAS
ATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS
A atividade prática é apresentada como registro
Parcial para o componente Anatomia das imagens
Incluso na grade curricular do curso Superior
Tecnologia em Radiologia, da PITÁGORAS.
CAÇADOR–SC
2023
INTRODUÇÃO
O presente trabalho relaciona conceitos e elementos estudados no curso de Superior Tecnologia em Radiologia, da Pitágoras. Assim, aprofundando e integrando conceitos teóricos e práticos de Anatomia das Imagens. Nessa perspectiva, a metodologia indica o estudo e análise dos livros indicados na plataforma. A partir das instruções previamente solicitadas no portifólio em análise, houve o direcionamento de questões. Dessa forma, espera-se obter uma linha de aprendizagem eficiente para edificação da carreira profissional.
DESENVOLVIMENTO
1. O termo tomografia deriva das palavras gregas tomos, que significa “fatia” e graphein, que significa “escrever”. A TC utiliza um computador sofisticado e um sistema mecânico que provê imagens anatômicas seccionais. Determine o plano seccional demonstrado para cada uma das imagens a seguir:
Na alternativa “A” destaca-se o plano horizontal (transversal), já na alternativa “B” identifica-se o plano frontal (Coronal), e na última alternativa ressalta-se o plano sagital (para-mediano).
2. A seguir, temos imagens tomográficas de uma fratura vertebral. Determine corretamente a localização da vértebra destacada (cervical, lombar ou torácica) e os planos seccionais para cada imagem (A, B e C).
A - Vértebra Lombar L1, Plano horizontal.
B - Vértebra Torácica, Plano frontal.
C - Vértebra Torácica, Plano sagital.
3. As imagens tomográficas a seguir apresentam um tipo de trauma, identifique a estrutura e os planos seccionais das imagens (A, B e C).
A- Laríngeo, Plano Horizontal
B- Primeira vértebra cervical, Plano frontal
C- Quarta vértebra cervical, Plano sagital
4. A posição anatômica é uma posição padrão que define superfícies específicas e planos do corpo. Descreva como o corpo humano está posicionado nesta convenção.
A posição anatômica se descreve quando o corpo do indivíduo está em pé, ereto e olhando para a frente; com as pernas juntas, os pés paralelos, de modo que os dedos apontem para frente; os braços pendem soltos lateralmente, com a palma da mão voltada para frente, de modo que o polegar fique lateral.
5. Incidência é um termo de posicionamento que descreve a direção ou caminho do raio central (RC) ou do feixe de raios X quando essa passa através do paciente, projetando uma imagem no RI. Descreva a direção do RC nas incidências póstero anterior, anteroposterior, médio lateral e látero medial.
Na incidência Póstero Anterior (PA), a incidência do RC ocorre de trás para a frente, sendo que ela penetra na superfície posterior e sai na anterior. A incidência Ântero Posterior (AP) ocorre no oposto da PA, sendo a incidência do RC é de frente para trás, o RC penetra na superfície anterior e sai pela posterior. Já nas Incidências Médio Lateral e Látero Medial há uma incidência lateral descrita segundo a trajetória do RC.
6. Como pode ser observado na tomografia computadorizada de tórax a seguir, ossos, partes moles, músculo e gordura aparecem diferentemente em uma imagem de TC, variando de acordo com a atenuação que produzem. Descreva sobre a escala de Hounsfield e a diferença de densidade e atenuação para os diferentes tecido.
É notório que a tomografia se faz um método de medida radiológica residual, além de avaliar a densidade entre os diferentes tecidos. Dessa forma, torna-se necessário a utilização escalar de densidades, conhecida por Escala de Hounsfield. Tal escala compreende que as unidades assumem valores pré-estabelecidos a partir da atribuição do valor zero (0) à densidade correspondente à água. Tecidos com densidade maior que água assumem 20 valores positivos e, os de densidade menor que a água, valores negativos. A escala de Hounsfield, assume valores entre –1000 (ar) até +1.000 (chumbo). ² A tabela a seguir refere-se às unidades de Hounsfield (HU) em razão dos diferentes tipos de tecido.
[pic 2]
...