A Síndrome de Edwards
Por: Gustavo Mata • 2/6/2021 • Tese • 466 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Síndrome de Edwards
Aluno: Gustavo Mata
A Síndrome de Edwards é uma condição rara e que é causada por uma alteração genética na falha do processo de divisão celular (meiose II), para que essa divisão ocorra corretamente (ou seja uma célula mãe se dividir em duas células filhas), a célula mãe deve multiplicar seu material genético para que as células filhas possuam a mesma quantidade de material genético.
[pic 1]
Porem, em alguns casos essa divisão não é exata e uma celula fica com mais cromossomos que a outra, e nesses casos ocorrem as Trissomias.
[pic 2]
T18 Mosaico
Ocorre durante o desenvolvimento do embrião (quando ele esta crescendo), ou seja o individuo tera celulas normais e trissomicas.
[pic 3]
T18 Completa
Todas as celulas do embrião apresentam trissomia, pode ocorre quando a primeira celula do embrião se divide de forma errada.
[pic 4]
Ocorre tambem durante a formação dos gametas, ou seja durante a formação dos espermatozoides ou ovulos acontece um problema na divisão cromossomica.
[pic 5]
T18 Parcial
Elas ocorrem quando apenas parte de um cromossomo extra está presente. Esses casos podem ter raiz hereditária. Muito raramente, um pedaço do cromossomo 18 se apega a outro cromossomo antes ou após a concepção.
[pic 6] [pic 7]
Sintomas de Síndrome de Edwards
Deformações no crânio, Orelhas mais baixas que o normal, Pés tortos congênitos, Deformidades nos dedos das mãos, Doença cardíaca congênita, Baixo peso ao nascer, Fraqueza muscular, Pouco apetite, Choro fraco, Problemas de crescimento, Mandíbula menor que o normal, Queixo recuado, Rigidez muscular extrema, Dedos sobrepostos, Unhas mal desenvolvidas, Pernas cruzadas, etc.
Diagnóstico de Síndrome de Edwards
O primeiro exame trimestral, que inclui um exame de sangue e ultrassom, oferece informações prévias sobre o risco de um bebê apresentar o problema. Um exame pré-natal no segundo trimestre também pode detectá-lo.
Fatores que podem aumentar os riscos
Exposição a radiação, uso de drogas, uso excessivo de álcool, exposição a agrotóxicos e fertilizantes, e principalmente a idade dos pais.
...