ANGINA
Tese: ANGINA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ccaetanoa • 19/10/2014 • Tese • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 581 Visualizações
Angina de Peito
Pode-se definir a angina de peito como dor aguda no coração?
Angina de peito, chamada também de angina pectoris, é
um problema cardíaco caracterizado pelo aparecimento brusco de uma dor torácica produzida por irrigação sanguinária insuficiente,momentânea e irreversível do músculo que forma as paredes do coração (miocárdio).
Por que acontece?
Porque as artérias coronarianas, que conduzem o sangue às paredes do coração, estreitam-se e dificultam a sua chegada ao miocárdio. Como conseqüência, diminui o aporte de oxigênio ao tecido cardíaco, ao mesmo tempo em que se acumulam nele as substancias inúteis, isto provoca irritação das terminações nervosas do coração e o conseqüente aparecimento da dor.
Fala-se às vezes de angina de peito provocada por estresse ou por estado de superexcitação.
O estreitamento das artérias coronarianas pode ser progressivo e crônico- conseqüência, na maioria dos casos, de arteriosclerose- ou então repentino e violento, derivado de uma excitação nervosa.
O tabaco e o álcool favorecem o aparecimento da angina de peito?
Estas substancias excitam o sistema nervoso, provocado indiretamente uma contração das artérias coronarianas. O resultado final é a diminuição da capacidade do vaso e o aumento do risco de sofrer uma angina.
Que outros fatores podem induzir o surgimento de angina de peito?
Em geral, todas as situações que exigem um trabalho intenso do coração e um elevado aporte de sangue através das artérias coronarianas. Entre essas situações podem ser citados os exercícios físico violentos sobretudo se forem realizados com tempo frio e com vento, as discussões acaloradas, a ansiedade, a comida em excesso.
De todos eles, qual o mais importante?
Sem dúvida alguma o esforço físico, porque aumenta consideravelmente a demanda de oxigênio por parte do coração. Não obstante, embora pouco freqüente, o ataque pode se dar inclusive durante o sono, sobretudo se a pessoa estiver perturbada por pesadelos.
Como se manifesta?
A pessoa que sofre um ataque de angina acusa uma dor intensa, com sensação de mordedura, amassamento ou cãibra, que aparece de forma repentina centrada por trás do esterno e que, às vezes, se erradia ao pescoço, ombros, maxilar inferior e braço esquerdo. Apresenta palidez, suor frio e aspecto de sofrimento.
Quanto tempo dura a dor?
Felizmente, pouco; em geral de 3 a 10 minutos. É importante levar em conta essas cifras, porque se durar menos de um minuto pode-se ter certa segurança de não ser angina de peito; por sua vez, se durar mais de 10 minutos deve-se interpretar
como manifestação de infarto.
Que diferença existe entre a angina de peito e o infarto do miocárdio?
Ambas afecções têm sua origem numa isquemia , ou seja, na diminuição ou supressão da irrigação sanguinária numa parte do organismo; neste caso , no músculo que forma as paredes do coração.
Quando o fluxo sanguinário fica momentaneamente reduzido, apresenta-se uma angina de peito, enquanto que o infarto é a ausência total de sangue numa zona do miocardio.
O ataque se apresenta apenas uma vez ou se repete?
Tem tendência a se repetir. Transcorrido certo período de calma, pode apresentar-se de novo em circunstancia parecidas com as que desencadearam o primeiro ataque e, geralmente, cada crise apresenta maior gravidade do que a anterior.
É preciso hospitalizar o paciente?
Não, mais ele deve submeter-se a um estrito controle médico. Além disso, é preciso combater as condições que favorecem o aparecimento do ataque.
Até que ponto está ameaçada a vida das pessoas que sofrem diversos ataques?
Estas pessoas têm maio probabilidade de sofrer um infarto do miocárdio, sobretudo se não forem corrigidos os fatores que predispõem à doença.
Infarto do Miocárdio
O que é infarto do miocárdio?
É a morte das células de uma zona mais ou menos extensas do músculo que forma as paredes do coração (miocárdio), produzida pela
...