AS FUNÇÕES DA BROMATOLOGIA
Por: Juliane Lacerda Mendes • 8/11/2021 • Resenha • 747 Palavras (3 Páginas) • 361 Visualizações
JULIANE LACERDA MENDES - 201904088562
BROMATOLOGIA
EXERCICIO – 1
1 Quais as funções da Bromatologia?
È a parte da ciência que estuda os alimentos, analisando-as de forma detalhadamente. Verificando sua composição química, valor nutricional, propriedade físicas, se estão contaminados, dentre outros.
2. Qual a diferença dos métodos analíticos convencionais e instrumentais?
É a precisão e exatidão dos instrumentais, os convencionais são simples e não necessitam de equipamento sofisticado, utilizam apenas vidraria e reagentes.
Os convencionais utilizam em gravimetria e volumetria, já os instrumentais são mais específicos por serem realizados em equipamentos eletrônicos.
3. Descreva como deve ser definido o método a ser utilizado na análise?
Isso vai depender do alimento que será analisado, assim deve-se atentar-se para: Quantidade relativa do componente analisado, à classificação, tamanho e peso; Exatidão requerida. Para componentes presentes em quantidades menores que 10%, a exatidão cai bastante. e então usa-se os métodos instrumentais; Composição química da amostra; Recursos disponíveis; Ainda de acordo com a confiabilidade que requer como fatores a especificidade, exatidão, precisão; sensibilidade.
4. Quais fatores dificultam as análises de alimentos?
São esses fatores, os principais: amostras (interferentes presentes na estrutura, falta de precisão nas coletas e armazenagem indevida)
Contaminação de reagente e sua validade, armazenagem e conservação. A calibração, limpeza, assepsia e esterilização dos equipamentos, instrumentos e vidrarias. Erros pessoais de quem esta fazendo a análise, como interpretação dos resultados, dentre outros.
5. O que é uma solução?
É uma mistura homogênea de substâncias puras de átomos, moléculas ou íons. Onde não tem precipitação. Assim na solução ocorre ligação a nível molecular ou atômico entre as substâncias envolvidas, por isso são homogêneas.
São formadas por combinações de um sólido, um líquido ou um gás. Chamados de solvente ou soluto e é constituída por duas ou mais substâncias puras e a maior parte das mesmas se encontram no estado líquido.
6. Diferencie de soluto e solvente.
Solvente: É a substância presente em maior quantidade em uma solução. O solvente mais comum é a água.
Soluto: São substâncias presente em menor quantidade em uma solução.
7. Concentrações de soluções: defina solução diluída, saturada, e supersaturada.
Soluções diluídas é uma solução considerada diluída quando a concentração do soluto é pequena. Não existe um parâmetro rigoroso para estabelecer a concentração máxima de uma solução diluída. Geralmente a soluções de concentração até 0,1 mol/L são diluídas.
Solução saturada: é aquela que quando adicionado um soluto sólido a um solvente, atinge o ponto de equilíbrio que é quando não há mais condições de dissolução desse soluto.
Solução supersaturada: é aquela que tem uma concentração de soluto maior do que a de uma solução saturada. É uma solução instável, não havendo equilíbrio de solubilidade e seu soluto tende a cristalizar-se e consequentemente precipitar.
8- Escolha um artigo que fale de amostragem de alimentos em bromatologia e faça um resumo do mesmo.
...