As Qualidades das Águas
Por: jeffersonkendy • 31/3/2016 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
Qualidade das águas
A qualidade das águas disponíveis para os diferentes usos pelo homens depende do uso e da ocupação dos solos em torno dos mananciais e de toda a bacia hidrográfica das quais esses mananciais fazem parte.
Um manancial ou fonte de abastecimento de água pode ser, por ex: um lago, uma nascente ou um dos mananciais é de grande importância para o bem-estar de uma comunidade, tanto por ser água um recurso fundamental para todas as formas de vida, como pela condição de recurso natural, até certo ponto limitado uma vez que a exploração de novas fontes de suprimento são restritas e extremamente caras.
O homem pode comprometer a qualidade das águas de diferentes maneiras:
1º Em relação ao grau de ocupação do solo da bacia:
A construção de casa, prédios ou indústrias em uma dada bacia pode provocar a contaminação de sua águas de diversas maneiras. A principal e mais comum delas é jogando esgoto diretamente em córregos ou rios. Embora ilegal e perigoso a saúde é uma prática corriqueira. Outra possibilidade de contaminação é através da construção de fossas próximas a corpos d´água. A permeabilidade do solo permite a contaminação ao longo dos anos. Resíduos sólidos ou lixo acumulado em áreas urbanas podem ser carregados para os rios, lagos e represas pelas águas das chuvas. As águas das chuvas também podem carregar partículas de fezes de animais dos telhados para dentro dos mananciais.
2º A prática de atividades poluidoras na área da bacia:
A instalação de indústrias ou atividades como a mineração também podem colocar em risco a qualidade das águas de um manancial.
Substâncias químicas nocivas podem ser geradas e atingirem diretamente os corpos d´água. Ou produtos químicos podem se depositar no solo e com o tempo e as chuvas alcançarem os mananciais pondo em risco a saúde da população que se abastece dessa água.
3º Pela aplicação de defensivos agrícolas:
Em atividades agropecuárias localizadas na bacia, o uso de biocidas e fertilizantes acabam chegando diretamente ou indiretamente ao manancial comprometendo a qualidade das águas.
4º Pela criação de animais:
A concentração de animais em áreas de bacia hidrográfica acarreta acúmulo de esterco que pode ser carregado pela chuva para os mananciais comprometendo a qualidade da água, aumentando teores de nitrogênio e fósforo e o risco de coliformes fecais.
Muitas indústrias e até mesmo pelas casas são jogados os poluentes em rios,ou no sistema de esgoto que neles deságua; outros atingem a rede de irrigação e de canais e depois os rios( a agricultura moderna usa muitas substâncias químicas, dos fertilizantes aos inseticidas);ou, ainda atravessam o terreno e atingem os lençóis profundos, dos quais obtemos a água potável, em cuja água são encontrados vários tóxicos, do cromo á trielina.E mais ainda, os poluentes podem atingir as reservas hídricas através da chuva ou da neve impura; há verificações indicando que muitos rios estão poluídos nas proximidades de suas nascentes.
Eutrofização
...