PERCEPÇÕES SOBRE O PIBID POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Por: clebersam16 • 2/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 368 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: LICENCIATURA
Projeto de Pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso
PERCEPÇÕES SOBRE O PIBID POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Cleber Henrique de Sousa Araújo
Prof.ª Dra. Lucilene Silva Pereira Soares
Sobral – CE
Fevereiro de 2018
CLEBER HENRIQUE DE SOUSA ARAÚJO
PERCEPÇÕES SOBRE O PIBID POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito básico para nota parcial da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.
ORIENTADORA: PROFA. DRA. LUCILENE SILVA PEREIRA SOARES
Sobral - CE
Fevereiro de 2018
RUSUMO
Este projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso, investigará a percepção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por alunos de ensino médio de uma escola pública. Além de investigar, tem como principal objetivo descrever a visão dos alunos de ensino básico sobre o Programa. Se trata de uma pesquisa exploratória, classificada como qualitativa, e o público alvo desta pesquisa serão os alunos da Escola Gov. Adauto Bezerra, que é localizada na cidade de Massapê – Ceará. Será aplicado um questionário semiaberto, que é um instrumento de coletas de dados construído por uma série de perguntas, onde poderemos averiguar se as práticas propostas pelo PIBID estão tendo aproveitamento pelos alunos. Em seguida, os dados serão tratados e analisados, onde permitirá validar as inferências dos resultados encontrados. Por fim, apresentaremos os principais resultados que poderá mostrar se o Programa é relevante para este nível de ensino.
INTRODUÇÃO
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Este Programa cede bolsas a alunos de licenciatura que participam de projetos de Iniciação à Docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com as escolas de educação básica da rede pública de ensino (BRASIL, 2017).
A iniciativa de projetos como PIBID, que visa o incentivo a formação inicial docente e melhorias na qualidade da educação básica, propicia maior oportunidade para os graduandos em licenciatura através das experiências vivenciadas no cotidiano escolar, que são fundamentais para a ação-reflexão-ação das práticas docentes (SANTOS e LEANDRO, 2014).
Os autores Burchard e Sartori (2011), mostram que o PIBID tem um desafio central; viabilizar uma forma de democratizar o saber que é produzido na escola, tanto pelos educadores, quanto pelos alunos e também os conhecimentos produzidos pelos bolsistas dentro da Universidade. Afirmam ainda que, essa tarefa de busca por métodos que melhorarem o entendimento dos alunos é contínua.
O PIBID, Subprojeto Biologia na escola Gov. Adauto Bezerra, cidade de Massapê – Ceará, teve seu início em 2013, desenvolvido na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e finaliza suas atividades em fevereiro de 2018, pelo fim do edital regente. A escola conta com um professor supervisor do programa e nove bolsistas, que atuam em diversas atividades.
São muitos os benefícios que o Programa proporciona. Além de experiências aos acadêmicos em formação, é um importante auxílio para as escolas, professores e estudantes, pois através da realização de atividades diferenciadas e significativas contribui-se para o progresso desses estudantes (BARELLA, 2014).
Existem muitos trabalhos na literatura sobre PIBID, porém, visando apenas a concepção dos acadêmicos bolsistas, deixando um pouco de lado a visão dos alunos do ensino básico e não deixando claro se há uma real contribuição do Programa para esse nível de ensino.
A pesquisa contribuirá com mais uma fonte na literatura que indicará a compreensão do Programa para alunos do ensino básico, e se suas ações são benéficas para os mesmos.
- HIPÓTESES
A partir da visão dos alunos, o PIBID é benéfico pois contribui para a formação básica.
- OBJETIVOS
4.1 GERAL
Investigar e descrever, quais as percepções dos alunos de ensino médio de uma escola pública sobre o PIBID.
4.2 ESPECÍFICOS
- Pesquisar de que forma as ações dos bolsistas do PIBID-Biologia podem contribuir para a formação dos alunos de escola básica;
- Analisar se essas práticas estão tendo aproveitamento pelos alunos;
- Apresentar dados que mostrem se o programa é relevante para alunos de ensino médio.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Para um melhor tratamento dos objetivos e melhor apreciação desta pesquisa, observou-se que ela é classificada como pesquisa exploratória. Detectou-se também a necessidade da pesquisa bibliográfica no momento em que se fez uso de materiais já elaborados: livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos na busca e alocação de conhecimento sobre os benefícios do PIBID para os alunos de escola básica, correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores.
...