RESENHA CRÍTICA METÓDOS DE ENSINO
Por: irissssdalvaaa • 17/9/2018 • Resenha • 273 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
RESENHA CRÍTICA – ATIVIDADE 3
Resenha crítica sobre o texto “Metodologia do esporte: individual e coletivo”, no qual foi solicitado o método de ensino, em relação ao ensino de esportes coletivos, que considero mais eficiente e o menos eficiente.
De todos os métodos, o que considero menos eficiente é o Método tradicional tecnicista de ensino, pois segue um modelo capitalista, fazendo parte de sua engrenagem e com o objetivo de, dentro deste sistema, formar indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.
Nesse método, nem o professor, nem o aluno são valorizados, mas sim a tecnologia, a indústria, o capital. O professor é o especialista, responsável por "passar" ao aluno verdades científicas incontestáveis. Ou seja, a escola não trabalhava a reflexão e criticidade nos alunos, não os estimulava na prática esportiva e principalmente, não se preocupava com as necessidades individuais e coletivas dos educandos.
Esta proposta foi utilizada no período do regime militar do país, onde era necessário formar mão-de-obra para o mercado de trabalho. Aqui temos o formato behaviorista de ensino, onde eram utilizados estímulos, reforços negativos e positivos para se obter a resposta desejada, moldando o comportamento do sujeito, de forma a controlar a conduta individual. Era ensinado apenas o necessário para que os indivíduos pudessem atuar de maneira prática em seus trabalhos.
Os conteúdos estavam embasados na objetividade do conhecimento e os métodos eram programados passo-a-passo, principalmente, com uso de livros didáticos, o diálogo entre professor e alunos era apenas técnica, com o intuito de transmitir o conhecimento de maneira eficaz e a avaliação estava pautada na verificação formal, analisando a realização dos objetivos propostos.
O que considero mais eficiente é o Método Crítico Emancipatório, pois
...