Sistema respiratório comparado
Por: Larissa Almeida • 4/11/2016 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
O sistema respiratório nos animais tem diversas formas diferentes, desde realização de respiração cutânea, por brânquias, por traquéias até pulmões. Cada uma dessas formas tem estruturas diferentes, porém realizam a mesma função. Estes sistemas são semelhantes, pois todos têm uma membrana úmida permeável, onde moléculas de oxigênio e dióxido de carbono difundem-se, tendo contato com o meio externo.
A respiração é fundamental para a vida dos animais, na respiração ocorre à troca por meio de difusão dos gases de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) no organismo do animal.
A difusão é diferente nos animais devido ao tamanho, superfície corporal, redução do metabolismo aeróbico, espécie e etc. Portanto dependendo do animal a diferentes estruturas para a realização da respiração.
A respiração cutânea é realizada em animais aquáticos como os poríferos, celenterados e platelmintos aquáticos e nos terrestres (platelmintos terrestres, minhocas e anfíbios), geralmente esses animais são pequenos e possuem a pele bastante vascularizada facilitando a troca dos gases com o meio ambiente úmido.
A respiração branquial é realizada por animais aquáticos, como os peixes. As brânquias são órgãos localizados perto da boca e têm contato direto com a água, coberta apenas pelo opérculo, a água passa pelas brânquias na locomoção o animal ou batimento flagelar.
A respiração traqueal ocorre em artrópodes terrestres (insetos, quilópodos, diplópodos e etc). Essa respiração é feita por um túbulo que se ramifica pelo corpo do animal, é feita pela locomoção do inseto.
A respiração pulmonar é realizada em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Porém além de possuírem pulmão a respiração tem estruturas diferentes em cada grupo.
Estrutura respiratórias dos diferentes grupos.
A classe condrictes representa os peixes cartilaginosos, a respiração desses peixes é realizada por meio de locomoção, assim a água entrará pela boca, saindo pelas fendas branquiais. Os da classe osteíctes são peixes que possuem estrutura óssea predominantemente, a respiração desse animal também acontece quando a água entra pela boca, porém diferente dos condrictes, eles possuem arcos branquiais coberto pelo opérculo, quando a água entra o opérculo se fecha e O2 presente entra em contato com a faringe e brânquias (absorção do O2), logo depois o opérculo se abre permitindo a saída de água com os gases como CO2 pelas brânquias e boca.
As rãs (anfíbio) não possuem tórax desenvolvido, sua respiração é realizada por pulmões (pouco desenvolvido) e principalmente pela pele (fina e úmida), diferentemente dos girinos que a respiração é feita por brânquias como os peixes.
Nos répteis a respiração é exclusivamente pulmonar, diferente dos anfíbios a pele dos répteis é rica em queratina tornando-a impermeável. A respiração acontece por meio da diferença de pressão de dentro do organismo e do ar atmosférico.
As aves realizam respiração pulmonar, porém diferente dos outros grupos possuem sacos aéreos que auxiliam na respiração. Os pulmões desses animais são compactos e em volta desse órgão estão dispostos os sacos aéreos (que possibilitam a diminuição da densidade da ave durante o vôo), a diferença de pressão permite que esses animais realizem a respiração. Os sacos aéreos têm a função de ventilar ar para os pulmões, tanto no processo de inspiração quanto no processo de expiração.
...