A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Por: Gabriella0409 • 7/5/2017 • Projeto de pesquisa • 769 Palavras (4 Páginas) • 389 Visualizações
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho fala a respeito da educação inclusiva que defende o direito dos alunos estarem aprendendo juntos sem nenhum tipo de preconceito, podendo colocar todos os tipos de estudante, em um mesmo ambiente para que ambos possam se adequar.
Por muito tempo educação especial atuou-se com o ensino segregado, hoje em dia todas as escolas tem como obrigação, ter os suportes necessários para ter entre eles alunos com necessidades educativas especiais, e também acesso para os deficientes, podendo eles se encaixar com mais facilidade na sociedade e mostrar para todos que independente da sua deficiência, ele pode construir conhecimentos acadêmicos, apesar de suas limitações. Pois o trabalho a ser realizado deve focar não em suas limitações, mas sim em suas possibilidades.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Compreensão do texto
A inclusão social tem como objetivo mostrar que toda criança tem direito de estudar em escolas regulares, podendo ai romper o preconceito que tanto existe em escolas segregadas, pois toda criança, tem o direito a educação, vindo alcançar seu nível de desenvolvimento independente da sua deficiência.
Sempre haverá um grupo que terá algum tipo de preconceito com essas pessoas, mas com a Inclusão social este preconceito pode diminuir, mostrando para essas pessoas que independente da sua necessidade especial todos nós podemos aprender da mesma forma.
2.1.1 Função da Escola
A função da escola é estar pronta para receber qualquer tipo de aluno, dando um bom acesso as pessoas com necessidades educacionais e com deficiência. Tendo também professores que possuam, conhecimentos a cerca das variadas necessidades educacionais especiais; como também, obter formação no âmbito escolar,sobre praticas inclusivas. Além dos professores de apoio (Intérprete de libras) cursos em linguagem de libras para os demais professores da escola. Desta forma a escola estará preparada para receber alunos com deficiência auditiva, cegos, transtornos invasivos do desenvolvimento e etc. Vale ressaltar, que é necessária materialidade e recursos que atendam as especificidades de cada estudante. Outro ponto a destacar diz respeito em ofertar atividades adaptadas a realidade e em igualdade, com todos os estudantes juntos, para que ambos possam se aproximar e aprender um com o outro independente das diferenças de cada um.
Podendo ai formar cidadãos alfabetizados capazes de compreender a sociedade que vive.
2.1.1.1 Mudança no ensino segregado
Na trajetória da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, é possível visualizar avanços significativos, tanto em paradigmas quanto na legislação educacional. Anteriormente as pessoas com necessidades educacionais especiais tinham acesso a escolas de rede própria, ou seja, eles freqüentavam escolas chamadas especiais.
Hoje a legislação brasileira garante o acesso de todas as pessoas na escola regular.Todavia ainda existe um grande percurso a ser trilhado, para qualificar o
...