A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS RÍTMICOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: BDNliliane • 24/9/2021 • Artigo • 1.865 Palavras (8 Páginas) • 181 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
ANA KATIA DE SOUSA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROJETO PRÁTICO
UTILIZAÇÃO DOS JOGOS RÍTMICOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CARAGUATATUBA
2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
ANA KATIA DE SOUSA
PROJETO PRÁTICO
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
UTILIZAÇÃO DOS JOGOS RÍTMICOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
[pic 1]
CARAGUATATUBA
2021
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
UTILIZAÇÃO DOS JOGOS RÍTMICOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
RESUMO- Diante de tanta divergência e modificação de conhecimentos, é possível compreender que não há uma completa harmonia de conhecimentos que visam demonstrar a real possibilidade de utilizar a educação física de modo que não haja desencontro de informações ou rivalidade. Através disso, é possível compreender que aos poucos os Jogos rítmicos dentro de sala de aula para o completo desenvolvimento e busca por desempenho da educação Física resultam em uma completa mudança de visão incorreta para o público infantil. Com isso, foi necessário desenvolver uma análise descritiva com o objetivo de desmentir tanta barbaridade que causa desencontros e prejuízos para as crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Conhecimentos. Educação Física. Jogos Rítmicos
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
2. DESENVOLVIMENTO 8
3. RELATO DE ESTUDO 11
4. CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Para iniciar a discussão sobre conteúdos na Educação Física escolar é preciso esclarecer o seu conceito, uma vez que este termo é tão utilizado quanto mal compreendido. Coll et al. (2000) definem conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de conduta, etc, cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno.
É importante ressaltar que nem todos os saberes e formas culturais são suscetíveis de constarem como conteúdos curriculares, o que exige uma seleção rigorosa da escola (LIBÂNEO, 1994; COLL et al., 2000). Assim, conteúdos formam a base objetiva da instrução-conhecimento sistematizada e são viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação.
Libâneo (1994), do mesmo modo que Coll et al. (2000) e Zabala (1998), entende que conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.
As práticas designadas como práticas de aptidão física, distribuídas em esportes, ginasticas, dança, artes marciais e etc. se tornam cada dia mais um produto consumido por todos, ou seja, a Educação Física é constantemente tratada, desenvolvida e praticada dentro dos meios educativos e profissionais, tornando-se objetos de conhecimento e informação que são, impressionantemente, divulgados para o público infantil, juvenil, acadêmico e científico. Os Jornais, revistas, videogames, rádio e televisão são meios comunicativos de desenvolver a conceitualização e distribuição de conhecimento voltado para a cultura de movimento corporal.
Há diversas direções produzidas ao público adolescente com o âmbito real e que designa ao adolescente o conhecimento da necessidade do esporte, com isso, as crianças obtêm o correto contato precoce através de práticas corporais e esportivas do mundo adulto. Através disso, é perceptível a inexistência de uma concretização de conhecimento e informação disposta em revistas femininas, jornais, noticiários e documentários de televisão em relação às práticas corporais-saúde, abstendo-se de conhecimentos com o rigor técnico-científico desejável.
Diante desses problemas indesejáveis, os Jogos Ritmos surgem para desenvolver atividades concretas para que haja uma completa harmonização entre aluno, atividade física e bem-estar.
DESENVOLVIMENTO
A educação Física pode ser corretamente compreendida como um marco para a sociedade, diante do contexto de compreensão completa do conteúdo ter sido marcado nos meados da década de 1980. Diferentemente das outras matérias que são dispostas nas escolas, é perceptível a existência de uma necessidade de disposição de desenvolvimento físico, ou seja, a educação física dispõe aos alunos a oportunidade de melhorar não só o conceito da educação física, mas também a aptidão física dos alunos.
A educação física pode influir corretamente dentro do comportamento, disponibilizando dentro do ensino a correta moldagem do caráter de todos os alunos. Portanto, a atividade física mobiliza e disponibiliza os objetivos acerca de toda a necessidade de atingir os objetivos e assumir diferentes formas de práticas como ginastica, lutas, jogos e esportes.
Assim, nos diferentes níveis de ensino, (particularmente no antigo primeiro grau), o conteúdo da Educação Física, passou a ser composto fundamentalmente pelo esporte, nas suas mais variadas modalidades, distribuídas nas diferentes séries. As modalidades esportivas que mais se fizeram presentes e, de certa forma, ainda persistem, são o futebol/futsal, o voleibol, o basquetebol e o handebol. A proeminência desses esportes tornou-se tão grande que em alguns contextos são caracterizados como o “quarteto mágico”. Além dessas modalidades, também o atletismo ganhou algum destaque e, em algumas poucas escolas que dispõem de piscina, a natação. Nesse processo, a ginástica passa a ser coadjuvante do esporte (“aquecimento”) ou é ensinada nas suas formas esportivas, como a ginástica olímpica (hoje artística) e a rítmica esportiva. Os jogos, entendidos basicamente como pré-esportivos, são uma forma de iniciar a familiarização do aluno com o esporte. No planejamento do ensino, muito frequentemente, os esportes eram distribuídos por bimestres: voleibol no primeiro bimestre, atletismo no segundo, e assim por diante. A obra que melhor reflete essa perspectiva de Educação Física é a coordenada por José Roberto Borsari (1980): Educação física da pré-escola à universidade: planejamento, programas e conteúdo.
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