ABORTO, UM DIREITO DE ESCOLHA OU UM CRIME?
Por: Layane Lara • 19/6/2019 • Dissertação • 491 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
DISCENTE: LAYANE LARA PEREIRA EDF 1° SEMESTRE
DOCENTE: SIMONI RODRIGUES
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA
TEMA: CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO
ABORTO, UM DIREITO DE ESCOLHA OU UM CRIME?
Estamos vivendo em um novo conceito de sociedade, onde a busca incessante por direitos estão à flor da pele. O tema auge da vez é o aborto. Uma palavra tão pequena, mas com grandes e inúmeros significados, para ambos os lados; seja para quem é contra e também para aqueles que são à favor. Vem tornando-se comum a inversão de valores, onde roubar e até matar são vistos como atos “normais” para muitos.
O número de gravidez indesejadas vem aumentando gradativamente e sequentemente o crescimento de abortos clandestinos, já que a nossa lei permite a interrupção da gravidez somente em alguns casos específicos. Junto com isso aparecem dúvidas, o aborto deve-se tornar legal? A maioria defendem utilizando de argumentos como; a mãe é uma menina, não tem maturidade para criar uma criança ou, é melhor abortar do que deixar no mundo abandonado e sem cuidados, as circunstâncias do aborto levam a morte de muitas jovens, pois não estão fisicamente preparadas para gerar um bebê. De acordo com o Ministério da Saúde, os procedimentos inseguros de interrupção voluntária da gravidez levam à hospitalização de mais de 250 mil mulheres por ano, cerca de 15 mil complicações e 5 mil internações de muita gravidade. O aborto inseguro causou a morte de 203 mulheres em 2016, o que representa uma morte a cada 2 dias.
Acima de tudo isso, existe aqueles que são contra este ato, já que o novo ser, mesmo sendo apenas um feto, não tem culpa de estar ali. Não tem culpa de ter sido resultado indesejado ou de estupro. O aborto não deve deixar de ser considerado um crime, se trata de uma vida, que futuramente será um cidadão da mesma sociedade a qual estamos inseridos agora e terá o mesmo destino que nós. O direito à vida é o principal direito garantido sem que haja a distinção entre pessoas. Segundo Alexandre de Moraes “o direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos, já que se constitui em pré-requisito à existência e exercício de todos os demais.” Isto nos leva a pensar que: nenhuma criança pede para nascer, mas pelas circunstancias que vieram a existir devem ter o direito de nascer respeitado.
O que adianta lutarmos por paz se estamos tirando aquela de quem está lutando diariamente para vir ao mundo? Este é um tema bastante controverso, com prós e contras. Cabe a cada um escolher o seu lado da moeda, sem esquecer que abortar é tirar o direito de nascer de uma criança e colocar-lhe a culpa por algo que não fez.
...