Direito do crime
Por: carina.carmo • 26/8/2016 • Relatório de pesquisa • 471 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CRIMES
1.1. Conceito
O combate a violência urbana tornou-se um dos principais focos das políticas de governo, e para isso os governantes veem investindo alto em material bélico e recursos humanos. Tratando-se de recursos humanos, estes necessitam cada vez mais de habilidades que ultrapassem as linhas de combate direto contra a criminalidade.
Diante deste cenário o Analista Criminal tem ganhando cada vez mais espaço dentro da Segurança Pública. Mas o que o analista criminal faz? O que vem a ser Análise Criminal?
Análise Criminal pode ser definida como o estudo sistemático de problemas de crime e desordem, bem como outros relacionados à segurança pública, incluindo fatores sociodemográficos, espaciais e temporais, para apoiar os órgãos de segurança pública na prevenção e redução de crime e desordem, na prisão de criminosos e na avaliação da eficácia de medidas e ações segurança pública (Boba, 2009).
1.2. Vertentes
A Analise Criminal é uma das grandes responsáveis, na Segurança Pública, pela produção de novos conhecimentos, tendo como pilares três vertentes de trabalho: Análise Criminal Tática – ACT, Análise Criminal Estratégica – ACE e Análise Criminal Administrativa – ACA. Além destas ainda existem a Análise Criminal Investigativa, Análise Criminal de Inteligência e a Análise Criminal de Operações.
A Análise Criminal Tática trata a atividade de produção do conhecimento voltada para estudo dos fenômenos e suas influências no médio prazo. Essa vertente estuda o fenômeno criminal visando fornecer subsídios para os operadores de segurança pública que atuam diretamente nas ruas.
A Análise Criminal Estratégica trata a atividade de produção do conhecimento voltado para o estudo dos fenômenos e suas influências no longo prazo. Esta vertente é a responsável pela formulação de Políticas Públicas, de Indicadores de desempenho, do Plano Orçamentário bem como o direcionamento dos investimentos.
A Análise Criminal Administrativa trata a atividade de produção do conhecimento voltada para o público alvo. Essa vertente tem por objetivo trabalhar de forma descritiva todo o conhecimento gerado em gráficos, números e etc., tornando assim mais fácil o entendimento das informações passadas.
A Análise Criminal Investigativa refere-se aos procedimentos e conhecimentos utilizados para criar um perfil físico, comportamental e psicológico de um criminoso baseado nas características do crime que tenha cometido. Geralmente ela é aplicada a casos de crimes mais complexos assim como homicídios, estupros, incêndios criminosos e em crimes em série e serve de apoio ao processo formal de investigação na produção de provas.
A Análise Criminal de Inteligência tem como propósito identificar redes de criminosos a atividades criminais, bem como apoiar a polícia na prisão de criminosos. Ela está focada na produção de informação sobre os criminosos e suas organizações para que se possa buscar seus líderes e identificar estruturas e hierarquias das organizações criminais, fluxo de bens e dinheiro, relacionamentos, atividades atuais e planos imediatos e futuros. Ela também apoia o processo investigativo formal na busca de evidências e produção de provas.
...