Como é que o exercício beneficia o sistema circulatório?
Por: GersonCarneiro • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 552 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
como é que o exercício beneficia o sistema circulatório?
Resposta à Atividade:
Com o passar dos anos e o crescimento populacional a necessidade do cidadão cada vez mais buscar um posicionamento melhor em vários aspectos perante a sociedade, acabou criando um vicio social e deixando a vida mais corrida e conseqüentemente com menos tempo para o individuo cuidar da sua saúde. As conseqüências desse fato acarretam problemas graves para a nossa saúde como acidentes vasculares encefálicos, estresse, hipertensão arterial, diabetes, insônia (RONDON, 2003).
Vários estudos apontam a eficácia na pratica e no uso de programas de exercícios físicos e na sua capacidade de ajudar no tratamento, prevenção e na recuperação desses casos, essas praticas tem demonstrado um elevado índice de melhora na qualidade de vida dos praticantes de todas as idades. De acordo com Ciolac e Guimarães (2004), estudos epidemiológicos e clínicos têm demonstrado efeitos benéficos da prática de atividade física sobre a pressão arterial em indivíduos de todas as idades. A atividade física de alto rendimento, diária está associado a melhor qualidade de vida e níveis de pressão arterial melhores em repouso. A prática regular de exercício físico tem prevenido e regulado o aumento da pressão arterial associado à idade, mesmo naquelas pessoas com risco aumentado de desenvolver a pressão alta até aquelas com heranças genéticas. Programas de atividade física têm demonstrado diminuir a pressão arterial sistólica e diastólica, tanto de indivíduos hipertensos como de normotensos.
Os exercícios e atividades físicas trazem benefícios ao sistema circulatório e a respiração auxiliando no transporte de oxigênio para as células e do gás carbônico das células ate os pulmões, aumenta a freqüência respiratória, aumentando conseqüentemente o volume de oxigênio inspirado. Promove ainda melhora nas funções cardíacas. De acordo com Silvia (2013, p. 135) Durante uma atividade física, o aparelho cardiorrespiratório aumenta o seu trabalho para levar maior quantidade de oxigênio e nutrientes até os músculos estriados esqueléticos e o mio¬cárdio. Para isso, o sistema respiratório deverá absorver maior quantidade de O2 e, ao mesmo tempo, eliminar o CO2, aumentando a freqüência respiratória (fluxo de ar inspirado e expirado). Concomitantemente, o coração aumenta seus batimentos cardíacos com o objetivo de aumen¬tar a circulação sanguínea.
Em um breve resumo podemos concluir através dos estudos feitos que a pratica regular da atividade física e suas adaptações fisiológicas melhoram o rendimento cardiorrespiratório, aumentam o volume de ejeção de sangue para o coração, o que pode evitar entupimentos e possíveis infartos, aumenta as cavidades do coração, melhorando a circulação de sangue em todo o corpo, reduz os batimentos cardíacos, reduz o peso, aumentam o HDL (colesterol bom), diminui a ansiedade e depressão, aumentam a força dos músculos em todo o corpo, aumentam a capacidade da respiração levando maior volume de ar aos pulmões e oxigênio mais puro para o sangue, e aumentam também a capacidade aeróbica.
Referências:
SILVA C. T. V, Anatomia Humana Geral. Claretiano. Batatais, 2013.
VERRI
...