TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Física Inclusiva e adaptada

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de prática

Título do Projeto

"A reorganização da escola na perspectiva da Educação Inclusiva e Adaptada"

1ª Etapa – realização de uma entrevista

Realize uma entrevista com um coordenador de uma escola pública, municipal ou estadual de Educação Básica (a educação infantil – para crianças de zero a cinco anos – o ensino fundamental – para alunos de seis a 14 anos – e o ensino médio – para alunos de 15 a 17 anos).

A escola selecionada deve ter alunos com necessidades educacionais especiais frequentando as classes comuns e participando das aulas de Educação Física.

Utilize o roteiro a seguir para realizar a entrevista:

Quantos alunos com necessidades educacionais especiais frequentam a escola que você coordena? Quantos participam das aulas de Educação Física?

Temos 5 alunos no total e apenas um desses não frequenta aulas de Educação Física por ser Altista sem capacidade de socialização.

Quais as necessidades educacionais que eles apresentam (deficiência física, auditiva, visual, intelectual, altas habilidades ou condutas típicas)? Como eles estão distribuídos nas diferentes classes e séries? Por exemplo, um aluno com surdez no 6º ano, um com deficiência intelectual no 2º ano, e assim por diante.

2 alunos com Síndrome de Down, 1 Autista, 1 deficiente auditivo severo e 1 cadeirante. Estão distribuídos da seguinte forma: 1 alunos com Síndrome de Down, o cadeirante e o aluno Autista no 3° ano do Fundamental 1, 1 Síndrome de Down na Educação infantil e o aluno com surdes  severa está no 9° ano.

A escola, partindo da inserção do (s) aluno (s) com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, realizou mudanças na sua forma de organização no que se refere à organização curricular, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, e nas aulas de Educação Física, aos recursos didáticos utilizados, aos recursos e instrumentos de avaliação, à organização do espaço, entre outros aspectos? Se sim, descreva detalhadamente quais mudanças têm sido implementadas para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Sim, foi construída uma rampa para atender as necessidades de cadeirantes, e existe o empenho do professor em incluir os alunos com necessidades especiais dentro do conteúdo pedagógico.

Você, como coordenador (a) da escola, realizou algum curso ou tem recebido alguma formação específica acerca da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Se sim, como foram esses cursos e / ou formação? Informe, adicionalmente, se eles foram propostos pela rede pública ou se procurou por iniciativa própria.

Não, não foi proposto curso ou formação, apenas orientações básicas da Secretaria Municipal de Educação (SMED) ao receber algum aluno de inclusão, quando o mesmo tiver apresentado diagnóstico médico.

A rede municipal ou estadual na qual você atua como coordenador (a) conta com um setor responsável pela educação especial? Se sim, esse setor tem promovido o apoio à inclusão, garantindo recursos humanos materiais e financeiros que viabilizem o atendimento de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, tal como prevê a legislação? Explique e dê exemplos.

Sim, existe o programa de recursos humanos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que acompanha o aluno quando a família apoia e se compromete com programa. Não existe nenhum programa financeiro ou material destinado a inclusão.

A escola tem implementado flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados, tendo em vista as necessidades educacionais apresentadas pelos alunos, tal como prevê a legislação, especialmente o Artigo 8 da Resolução CNE/CEB N2/2001 (BRASIL, 2001)? Explique e dê exemplos.

Não, o currículo não sofre alteração para atender as especificidades dos alunos inclusos, em relação a metodologia, depende da necessidade do aluno incluso, o professor dentro do possível faz suas alterações em sala de aula e eventualmente é concedido recursos didáticos diferenciados, como exemplo a alguns anos recebemos uma aluna com hemiplegia, foi disponibilizado pela prefeitura, um Netbook para auxiliar em sua alfabetização.

Como os alunos com necessidades educacionais especiais têm sido avaliados na Educação Física?

Participação, interesse e frequência do aluno.

Os sistemas de ensino, nos termos da Lei 10.098/2000 e da Lei 10.172/2001, devem assegurar a acessibilidade aos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, mediante eliminação de barreiras arquitetônicas urbanísticas, bem como barreiras nas comunicações, na edificação e nos transportes escolares, incluindo instalações, equipamentos e mobiliário, provendo, assim, as escolas dos recursos humanos e materiais necessários (BRASIL, 2001). A escola, sob sua coordenação, está garantindo acessibilidade aos alunos com necessidades educacionais especiais? Explique e dê exemplos.

A medida do possível e a necessidade dos alunos, sim, como a rampa para atender as necessidades de cadeirantes.

Os professores das classes comuns da escola que você coordena receberam alguma formação específica para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais? Se sim, que tipo de formação? Tal formação foi promovida pela rede ou foi o próprio professor que a buscou por iniciativa própria?

Os professores não recebem nenhum tipo de formação específica, os professores que as tem buscaram por conta própria por meio de palestras, cursos e congressos.

Visando à organização da Educação Inclusiva, em sua opinião, o que precisa ser melhorado na sua escola?

Capacitação aos professores na área da inclusão e basicamente recursos materiais, como jogos de alfabetização, de gravuras e recursos tecnológicos como uma sala com projetor.

2ª Etapa – relatório conclusivo de análise

Após realizar a entrevista, analise cada resposta do entrevistado à luz da Resolução CNE/CEB N2/2001 (BRASIL, 2001) e dos conteúdos tratados no Caderno de Referência de Conteúdo, da disciplina Fundamentos da Educação Física Inclusiva e Adaptada*.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com