PRINCÍPIO DO HETEROCRONISMO DA RECUPERAÇÃO / PRINCÍPIO DA MULTILATERALIDADE
Por: CeciliaMartinsp • 7/10/2016 • Relatório de pesquisa • 415 Palavras (2 Páginas) • 4.594 Visualizações
PRINCÍPIO DO HETEROCRONISMO DA RECUPERAÇÃO
Dentro do processo de treinamento é precisado selecionar os estímulos adequados e o melhor momento para realiza-lo novamente estes estímulos, pois se aplicado estimulo cedo demais, pode-se entrar num ciclo de desgaste das reservas energéticas, no entanto, se aplicado tarde demais, perde-se os benefícios da supercompensação.
Existem estudos que estimam o tempo de recuperação de acordo com as diversas sessões de treinamento, ressaltando que devido à individualidade biológica os há diferenças de tempo nos diferentes organismos. Somente o acompanhamento e registros nos treinos permitirá que a descoberta do tempo adequado para cada atleta, baseando-se na evolução das performances.
A observação do heterocronismo da recuperação é importante para a compreensão e prescrição dos conteúdos dos treinos.
PRINCÍPIO DA MULTILATERALIDADE
O desenvolvimento das capacidades está relacionado com a qualidade e quantidade dos estímulos esportivos que o atleta recebeu durante sua formação.
Para teóricos como Schmolinsky e Ozolin, um atleta que pratica diversas modalidades como (natação, vôlei, futsal) em sua formação, possui um mais repertório e consequentemente uma multilateralidade de conhecimento que influenciará na especialização.
Segundo Hegedus, a multilateralidade não depende de diversas modalidades, onde somente uma capacidade física é desenvolvida. Deve-se objetivar a diversidade técnica funcional, ou seja solicitar diferentes tipos de de coordenação neuromuscular e utilizar diferentes sistemas energéticos o que pode ser obtido através de apenas um esporte, desde que bem orientado, já garante a multilateralidade dos futuros atletas.
INTENSIDADE (CARGA) DO TREINAMENTO
No treinamento, de força, a intensidade é expressa como uma porcentagem da carga ou uma repetição máxima (1RM). A intensidade, uma função dos estímulos nervosos empregados no treinamento, é determinada pelo esforço muscular e energia do SNC dispendidos. O estimulo depende da carga, velocidade do movimento e variação dos intervalos de repouso entre repetições.
A carga de treinamento, expressa como intensidade, refere-se à massa ou peso erguido. No treinamento isocinético, a carga expressa como a força gerada pelo atleta contra resistência oferecida pela máquina.
O treinamento de força emprega as seguintes cargas.
Uma carga supermáxima excede força máxima do indivíduo.
A carga máxima é de 90 a 100% da máxima.
A carga pesada é de 80 a 90% de 1RM.
A carga média é de 50 a 80% de 1RM.
A carga baixa é de 30 a 50% de 1RM.
Valor de
Intensidade Carga Porcentagem
1 RM Tipo de Contração
1 Supermáxima >105 Excêntrica/Isométrica
2 Máxima 90-100 Concêntrica
3 Pesada 80-90 Concêntrica
...