Relatório Aulas Práticas Handebol Claretiano
Por: Gabriele Mari • 22/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.113 Palavras (9 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Esportes Coletivos: Basquete e Handebol
Nome do aluno: Gabriele Mari
RA: 8157971
Tarefa: Portfólio – Aula Prática II
RELATÓRIO HANDEBOL
O handebol possui as ações motoras, gestos técnicos mais simples, devido a isso a iniciação o contato inicial ao esporte fica mais fácil através de jogos. Através disso a metodologia usada será a global, através dos pequenos jogos.
Já no aquecimento visando uma atividade com características semelhantes ao jogo. No exemplo do pique pega, com duas equipes, tendo objetivo de pegar a equipe adversário, porém com algumas regras:
- Não podendo jogar a bola no adversário;
- Para acarretar o “pega” precisa encostar a bola no adversário;
- Trocar passes com a equipe até chegar perto e tocar no adversário.
- Não pode driblar a bola, somente usar passes;
- O aluno só poderá dar até 03 passes para tentar pegar o adversário;
- Somente meia quadra de handebol;
- Bola fora da quadra posse de bola para o adversário;
- Para recuperar a passe de bola o aluno pode interceptar um passe e pegar a bola;
- Se o aluno deixar a bola cair o adversário pode pegá-la e terá a posse.
Quem for pego deverá ficar parado, até a equipe recuperar a passe da bola podendo jogar a bola para ele voltar ao jogo.
O objetivo dessa atividade é fazer os alunos pensarem no melhor passe visando a coletividade.
Após o aquecimento na segunda atividade focando mais o handebol: duas equipes, porém cada uma com seu campo, um alvo para atacar outro para defender;
Agora om o objetivo de trocar passes entre os colegas até conseguir passar com a bola na mão por entre os cones demarcados.
Tendo como diferencial da atividade uma zona de ataque – tracejada através de dois cones laterais – delimitando uma zona de ataque onde nela o aluno poderá somente três passes para passar da linha e marcar 01 ponto. Fora da zona de ataque somente troca de passes (não podendo driblar e/ou segurar a bola).
No jogo seguinte os alunos penduram uma fitinha na cintura, mantendo a dinâmica do jogo anterior, porém com a quadra maior e alvo maior, tendo o diferencial do aluno que estiver com a posse da bola o adversário conseguir tirar sua fitinha presa da cintura, a equipe perderá a posse de bola, porém o aluno não sairá do jogo, recoloca a fitinha na cintura e volta para o jogo para recuperar a posse de bola. Com a intenção de quem estiver com a bola pensar e passar a bola rápido.
No jogo seguinte com as regras mais próximas do handebol, com aumento da zona de ataque e podendo usar a regra dos 3 passos para realizar passes não somente para realizar o ponto. Sem as fitas na cintura, agora com a defesa podendo bloquear o adversário (não podendo empurrar o adversário).
- ATIVIDADE ATAQUE À TORRE DO CASTELO:
Sendo o castelo o garrafão do basquete e no “castelo” ninguém pode entrar. E as torres sendo os cones (04) demarcados na área do garrafão – derrubando os 04 cones/torres ganha a atividade, sendo que para chegar à área/torre pode driblar a bola, trocar passes, dar 03 passes em qualquer lugar da quadra de handebol.
- FUNDAMENTOS TÉCNICOS:
Focando mais nos fundamentos técnicos, passes e nos tipos de arremessos, visando a execução da técnica correta e repetição para aprofundamento do gesto técnico.
- PASSE:
Um fundamento muito utilizado no handebol, devido ao drible ser somente quicando a bola por cima, o que dificulta o gesto. Todo passe/arremesso parte de uma empunhadura (como seguro a bola – segurar a bola com o polegar e o dedo mínimo, apoiando a mesma na falange, os dedos médio, anelar e indicar são os que dão direção a bola
Todo passe tem uma recepção: sendo média na altura do raio de visão até altura do umbigo, deixando as mãos próximas uma da outra, côncava e com os dedos afastados para aumentar o raio de contato com a bola. Importante para manter a posse da bola. Alta em cima da cabeça e baixa abaixo da linha do umbigo, nesse caso preciso deixar as mãos com os dedos virados para baixo para conseguir fazer a recepção correta.
- Tipos de passe
- Ombro:
Mais utilizado durante o jogo. Movimento abrindo o ombro com um ângulo de 90ºC (importante para dar a direção certa a bola), com a bola saindo acima da linha do ombro. Giro o tronco para trás, faço rotação interna do ombro ou rotação de cotovelo em direção que irá o passe. Se for destro faço o passe com a mão direta e mantenho a perna esquerda a frente, para poder girar o tronco e ter mais força no passe, se usar o braço oposto preciso inverter a perna de apoio.
- Picado:
Mesma mecânica do passe de ombro, utilizado quando tiver algum defensor para impedir o passe reto, faço a bola quicar uma vez no chão e subir para meu companheiro receber.
- Peito:
A bola sai da região do ombro e faço o gesto de empurrar ela para frente, menos força e passe mais curto. Muito usado no jogo pelos armadores para acionarem o pivô.
- Pronação:
Faço uma pronação com o punho. Passe rápido e lateral. Precisa de uma boa empunhadura para execução correta desse passe. Pode ser feito com as duas mãos.
- Outros passes:
Jogo a bola por trás da nuca, pelas costas e reversão (giro o corpo e atrás da extensão do punho solto a bola)
Independendo do tipo de passe que for escolhido, durante o jogo quase sempre é em movimento.
- ARREMESSO:
Posso dar até 03 passos e saltar e/ou arremessar. Sendo que se o aluno for destro deve sair no primeiro passo com a perna esquerda/ pós direita / pós esquerda e arremessar. Se for canhoto, início o movimento com direita / esquerda/ direita e arremesso. Saindo com a passada zero (recebo a bola – com os dois pés no chão – para que não conte como passo).
- Tipos de arremessos:
- Em suspensão:
Salto, perco o contato com o chão e arremesso a bola, sendo simples com apenas uma perna e duplo com as duas pernas (neste salto mais para cima, para ter mais impulso, porém menos velocidade) e o em apoio (não tem salto, arremesso mais rápido, pode ser apoiado nas duas pernas ou pelo menos com um pé no chão).
...