SAÚDE PÚBLICA
Por: FABHOF • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.255 Palavras (6 Páginas) • 339 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA[pic 1]
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FEF
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
SAÚDE PÚBLICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. Dr. Pedro Fernando Avalone de Athayde
SÍNTESE
O ESTADO BRASILEIRO E OS DIREITOS SOCIAIS: A SAÚDE
Yara M. Carvalho
13/0077119 - FABIANO HOFFMANN PINTO – Graduando em Educação Física
BRASÍLIA
24 / JUNHO / 2014
O texto em questão tem como foco da autora as políticas de saúde, em especial quando se fala no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo a saúde como um direito social e como um privilégio na Educação Física. Privilégio este no ato da intervenção dessa profissão.
Como temos visto com frequência, a saúde e a Educação Física estão em evidência nas mídias e na imprensa, sendo citadas através de demonstrações de miséria, corrupção, desigualdade social e nas campanhas apelativas que apontam os riscos de doenças, principalmente as que atacam o coração. Está em evidência também a necessidade de prevenção de patologias, através da mudança de hábitos e do estilo de vida, como se fosse muito fácil para toda a população ter e manter uma alimentação saudável, bem como praticar uma atividade física regular. Partir do pressuposto que a mudança depende única e exclusivamente da vontade de mudar é algo surreal e também uma utopia, pois como culpar os indivíduos por essas mudanças, se as mesmas condições de vida não são dadas a todos, se os direitos são para todos apenas na teoria, como é o caso do direito à saúde, esporte e lazer, por exemplo? Parece que a Constituição Federal, onde prevê que a saúde é um direito de todos, anda na contramão da humanidade, ou melhor, que políticos andam na contramão das leis. Entende-se que qualidade de vida não quer dizer que a pessoa tenha saúde. Pode ser entendida como a condição de vida que o indivíduo tenha, de acordo com suas condições de moradia, educação, emprego, etc. Afinal, pensar em saúde simplesmente como ausência de doenças ou como o bem estar físico, social e mental, da forma que é idealizado pela Organização Mundial de Saúde é algo impossível de se obter, uma vez que é impossível estar em equilíbrio durante todo o dia e durante toda a vida.
E como a Educação Física se associa com a saúde?. Como colocá-la no contexto do SUS? A Educação Física sempre esteve associada à saúde, voltada para a higiene, voltada para o asseio ao corpo e para o movimento. Hoje, os valores mudaram. Não se trata mais de uma questão de higiene, e sim de uma questão de estética. Cuida-se do corpo externo e não mais do interno. Refiro-me ao corpo externo como o belo, a imagem de que o bonito é sadio. A formação ou forma-de-ação volta-se para isso e não para a saúde, que eu chamo de corpo interno, que deveria ser o foco da atuação.
O Educador Físico é um profissional da saúde, que promove a saúde, o qual está ganhando um novo espaço. Este profissional deveria, ao contrário do médico, intervir na dimensão da saúde individual e coletiva e não na doença. Parte de suas pesquisas são voltadas para a prevenção e promoção da saúde, mas a base sempre foi focada na doença. Mas por que isso se não tem a doença como foco na sua formação específica? Como exemplo desta formação temos as atividades voltadas para grupos de diabéticos, obesos, hipertensos, ou seja, a atividade física voltada para a doença.
Entendo que se faz necessário intervir sobre a doença e não somente cuidar da pessoa com a doença. Ou seja, um trabalho prévio precisa ser feito. Precisa buscar o que está causando aquela doença e agir nesta causa. Este trabalho tem de ser do profissional de Educação Física e não do médico, que muitos pensam dar a saúde. A Educação Física deve ter, além da prática corporal, uma dimensão social, sendo que suas modalidades esportivas precisam ser praticadas com o objetivo de priorizar valores como cooperação e socialbilidade (equipe, união, companherismo). É preciso acolher a comunidade, socializar os conteúdos da Educação Física para que o cidadão tenha o seu direito garantido. É preciso dar atenção e cuidados às pessoas que vão às Unidades Básicas de Saúde e isto se dá através do profissional de Educação Física. As práticas corporais ensinam o movimento, o gesto, a técnica, mas também atuam sobre todas as outras dimensões da vida, a diversidade da cultura corporal. Essas práticas são exercidas pela autora de acordo com os princípios do SUS.
...