Treinamento de Futebol: Fundamentos de Ataque para categorias fraldinha (7-9 anos) e dente de leite (10-11 anos)
Por: Klaus Orbital Cel • 29/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 695 Visualizações
[pic 1]
Curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado
KLAUS KELVINSON DE LIMA LEITE - RA 8039756
Professor / Tutor: Marcel Frezza Pisa
2ª Atividade de Portfólio
Treinamento de Futebol: Fundamentos de Ataque para categorias fraldinha (7-9 anos) e dente de leite (10-11 anos)
POLO CAMPINAS
2017
Treinamento de Futebol: Fundamentos de Ataque para categorias fraldinha (7-9 anos) e dente de leite (10-11 anos)
Introdução
O treino será feito para uma faixa etária que ainda não tem tanto conhecimento técnico e tático sobre futebol. Iniciará de uma forma que até quem nunca teve contato com o esporte poderá compreender e praticar.
1- Aquecimento
Na primeira parte do treino se iniciará com exercícios de aquecimentos:
Aquecimento 1: “Vivo-Morto” (5 minutos)
Visando que os alunos, que nessa faixa etária são crianças, necessitam de uma forma diferente de se trabalhar, para que eles não entrem em tédio, o primeiro aquecimento será feito em forma de brincadeira para atrair suas atenções. Essa brincadeira consiste em fazer com que todos fiquem de frente com o chefe, no caso o professor/instrutor, e ele dará o comando “VIVO!”, para que os alunos fiquem de pé e com os braços para cima, ou “MORTO!” para que os alunos agachem. O chefe irá alternar para que as crianças errem o comando, e assim quem for errando sai da brincadeira Nesse exercício, a meta principal é fazer com que os alunos se aqueçam para o treinamento, e o professor/instrutor ganhe suas atenções.
Aquecimento 2: “Bobinho” (5 minutos)
Nesse aquecimento, também em forma de brincadeira, os alunos serão divididos em turmas, onde se reúnem em círculos, no qual um ou dois ficarão no centro do mesmo e serão os chamados “bobinhos”. Os alunos que formam a parte externa do círculo têm que tocar a bola entre si, sem deixar que os bobinhos toquem nela. Aquele quem deu o último toque antes do bobinho tocar na bola vai para o centro do círculo para ser o novo bobinho, e o bobinho que tocou na bola toma o seu lugar. ( Fig.2)
2- Exercícios Principais
Exercício 1: Domínio e toque de bola (5 minutos)
Exercícios simples para que os alunos se familiarizem com a bola e o toque de bola. Os alunos são divididos em duplas e com uma bola cada dupla. Cada um ficará de frente para sua dupla, e eles alternam tocando a bola para o outro. O que recebe a bola, para ela dominando-a e toca de volta para sua dupla. (Fig. 3)
Exercício 2: Controle de Bola (10 minutos)
Os alunos são divididos em duas filas, um em cada parte do gramado. O primeiro aluno da fila corre com a bola em seu domínio até se aproximar do primeiro aluno da outra fila, toca a bola para ele, e assume o último lugar dessa fila. (Fig.4)
Exercício 3: Chute a gol (10 minutos)
Os alunos formam uma fila em frente ao gol e fora da área, o professor se posiciona com a bola dentro da área. O primeiro aluno da fila vem correndo, o professor toca a bola para esse aluno, o qual recebe a bola e chuta para o gol. Exercício para fazer com que os alunos aprendam a chutar á meta. (Fig.5)
Exercício 4: Toque de bola até finalizar a meta (10 minutos)
O exercício se baseia em três alunos atacantes tocando a bola, partindo do meio do campo até chegarem próximo ao gol e finalizando a jogada chutando a bola á meta para marcar o gol. (Fig.6)
Exercício 5: Toque de bola até finalizar (com defensores) (10 minutos)
Basicamente o principio do exercício 4, mas agora com um ou mais jogadores de defesa de linha para dificultar a finalização. (Fig.7)
Exercício 6: Ataque contra defesa (10 minutos)
Agora com o conhecimento de como conduzir a bola, tocar para um companheiro, finalizar a gol, e ter que se livrar do defensor adversário, a turma se divide em dois times pequenos, de 4 a 6 jogadores cada time, e pratica o conhecimento dos exercícios num pequeno jogo de ataque contra defesa. Assim que o time ofensivo faz o gol, esse passa a se defender e o outro a atacar. (Fig. 8)
...