A Vigilância em Saúde em Padarias
Por: BiancaDuttra • 27/4/2015 • Projeto de pesquisa • 793 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Enfermagem
Vigilância Sanitária Na Padaria
Orientado por Fiori
Taboão da Serra
2014
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Enfermagem
Vigilância Sanitária na Padaria
Taboão da Serra
2014
INTRODUÇÃO
Muito se debate hoje em dia sobre a Vigilância Sanitária que tem como objetivo maior a promover a saúde e higiene para o acesso da população , o papel da vigilância em saúde nos estabelecimentos é a conferência do modo que esta sendo administradas as empresas de grande ou pequeno porte.
Como o tema do nosso trabalho refere-se a Vigilância Sanitária nas Padarias vamos comentar brevemente sobre as normas que os donos e funcionários dessas empresas devem seguir para evitar a interferência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e assim manter seu estabelecimento pronto para o atendimento correto e de portas aberta para o publico.
OBJETIVO
Subsidiar as ações da Vigilância Sanitária, estabelecer os critérios de higiene, a adoção das boas práticas de fabricação e prestação de serviço e os procedimentos operacionais padronizados em empresas de alimentos, visando a prevenir e a proteger a saúde do consumidor, a saúde do trabalhador e, ainda, preservar o meio ambiente.
[pic 1]
No código de defesa do consumidor, que responsabiliza o fabricante, distribuidor e comerciante pela qualidade dos alimentos produzidos, se redirecionando aos alimentos e bebidas considerando os riscos epidemiológicos e a agressão ao meio ambiente. Com a lei mun. 13.456 de 27/11/02, determinando a lei Estadual 10.083/97, o código sanitário Estadual e o Dec. 42.740/02 determinam: Controle de situações de risco a saúde do empregador, controle de situação de risco sobre o meio ambiente, os trabalhadores do local devem estar com vestimenta (uniforme) correto (avental¸ rede ou gorro) e se necessário protetores para os pés, manter a organização, limpeza e desinfecção dos alimentos e utensílios e a água potável para o preparo dos alimentos. As bebidas alcoólicas devem estar em ambientes separados dos produtos alimentícios e produtos não alcoólicos como (refrigerantes, sucos, águas e outros).
Em caso de denuncias devem ser através do 156, ou pelo disque denuncia o órgão responsável COVISA cobra multa que vai de 1.500,00 a 2.300,00 ou lacra o estabelecimento dobrando o valor das multas. O estabelecimento deve colocar cartaz informativo e formulário de denuncia para os clientes.
Muitos empresários não sabem ao certo o que é a vigilância sanitária e o que está em seu poder ou não. Informando que no Brasil, a vigilância sanitária amparada pelo órgão ANVISA é responsável por ações de rotina para proteger e promover a saúde da população. Muitas cidades do país já têm um serviço bem organizado e estruturado, enquanto outras dependem ainda de serviços periféricos.
A vigilância em saúde é capaz de eliminar, diminuir e prevenir riscos a saúde e prevenir também problemas sanitários relacionados ao meio ambiente. Conforme as cidades foram crescendo e com ela a população, foram se prevenindo as doenças através do controle do lixo e saneamento básico.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi criada para que houvesse o controle e a inspeção adequada nos comércios e lugares com produção de alimentos. A vigilância sanitária na padaria implica a boa pratica de fabricação, e visa á saúde dos consumidores. Para a ANVISA alisar se uma padaria oferece riscos ao consumidor ela observa vários itens.
...