TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DA EJA

Por:   •  4/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

FICHA DE LEITURA

Nome: BRENDA NOGUEIRA DE OLIVEIRA        Data:_17_/_05__/_2021__

Referência da obra: ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DA EJA, EJA: A FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS DESAFIOS NA PREPARAÇÃO DO ALUNO PARA O MUNDO MODERNO.

Citações (com indicação de página)

Palavras-chave

Degustações

Segundo a proposta de Paulo Freire (apud Gadotti, p. 72) a Educação de Jovens e Adultos deveria partir sempre da realidade dos educandos, da identificação das origens de seus problemas e das possibilidades de superá-los. (p. 04)

Educação de Jovens e Adultos, origens.

A EJA é uma modalidade de ensino diferenciada devido ao público alvo da mesma, neste caso os alunos são pessoas que já tem uma história de vida e suas experiências, desta maneira, o professor mediador deve levar em conta a vivência de cada aluno e buscar compreende-los. Assim irá atender melhor as necessidades de seus alunos.

De acordo com a LDB 9394/96, as unidades educacionais da EJA, devem construir, em suas atividades, sua identidade como expressão de uma cultura própria que considere as necessidades de seus alunos e seja incentivadora das potencialidades dos que a procuram. (p. 05)

Identidades, cultura.

A identidade própria da EJA é de suma importância dentro do contexto educacional, pois se trata de jovens e adultos que buscam na educação ter novas oportunidades de vida, tornando-os seres críticos, onde eles possam descobrir novas potencialidades em si mesmo, essa modalidade de ensino tem uma diversidade de aprendizados, tanto para os alunos que ali se encontram, como para os professores que estão como mediadores, pois há uma troca constante de saberes.

Na educação de jovens e adultos, o que importa é trabalhar com a realidade através das palavras geradoras e/ou temas geradores, tornando-se um conteúdo de reflexão como ponto de partida para o diálogo, para o ensinar e aprender. (p. 09)

Palavras geradores, diálogo.

O diálogo dentro desse contexto é imprescindível para que se crie uma relação entre aluno/professor, contextualizar as vivências dos alunos e relacionar dentro de contextos para uma reflexão é um ponto que se destaca dentro da EJA.

Freire, (1982) não concordava em dar textos aos seus alunos só para serem lidos e memorizados, e sim para serem absorvidos de maneira espontânea e critica. Ele passou a alfabetizar adultos porque acreditava que este era um ato político e de conhecimento. (p. 10)

Alfabetizar, político, conhecimento.

A alfabetização de jovens e adultos, que por algum motivo tiveram que abandonar a escola é um ato de libertação. Pois muitos se sentem inferiorizados por não saberem ler e escrever, mas de acordo com Freire o aprendizado vai além desses dois atos, ele desejava que seus alunos fossem seres críticos em relação ao que estava ao seu redor. A educação torna-se um ato politico de libertação das massas em relação ao pensamento de possuir conhecimento para serem pessoas capazes de pensar por si mesmo.

Para Freire (1981), o educador é o mediador do diálogo com o conhecimento no processo de aprendizagem do educando.

Educador, mediador.

Vemos como é importante o papel do professor dentro desse contexto, pois o mesmo tem que buscar formas para facilitar o processo de ensino aprendizagem, o educador da EJA tem que estar sempre buscando mecanismos que ajudem dentro do processo na busca do conhecimento.

Outro problema visto na realidade é o uso de matérias didático e metodologias inadequadas que vem se arrastando desde muito tempo e isso aliena o aluno. (p. 04)

Metodologias.

As metodologias utilizadas em sala de aula são essenciais para o desenvolvimento dos alunos, cabe ao professor mediador despertar em seus alunos a capacidade dos mesmos, instigando-os a ter reflexões sobre determinados temas, contextualizando suas histórias, seus saberes com os assuntos abordados em sala de aula.

A abordagem metodológica neste sentido não deve ser desenvolvida com os mesmo parâmetros utilizados para se trabalhar com crianças. (p. 06)

Abordagem, parâmetros.

O publico da EJA é formado por jovens e adultos, onde muitos ainda estão nas series iniciais, e os assuntos abordados devem ser adaptados para uma linguagem equivalente a esse público, tornando a compreensão melhor para os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com