TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Infecções Relacionadas À Assistência À Saúde

Por:   •  21/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVO  JUSTIFICATIVA        3

INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE        4

CAUSAS, PREVENÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE BARREIRA        5

IDENTIFICAÇÃO DE SURTO        9

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        13

         


INTRODUÇÃO

 

A recuperação do paciente diante de um possível acometimento por infecções relacionadas à assistência à saúde é uma das maiores problemáticas enfrentadas pelos profissionais da área.  

 

No Brasil, estima-se que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Entre as principais causas de IRAS estão a falta de higienização das mãos ou higienização precária, uso indiscriminado de antibióticos, quebra de protocolos assistenciais e contaminações ambientais.

 

[pic 2]Assim, compete ao profissional de enfermagem tomar iniciativas para a implantação de medidas que diminuam/anule qualquer possibilidade de ocorrência dessas infeções, conferindo mais segurança aos pacientes e profissionais e evitando maiores gastos com internações prolongadas.  

 

OBJETIVO  JUSTIFICATIVA

 

O objetivo do presente trabalho é destacar a função do enfermeiro no embate à ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde dentro de seus ambientes laborais e de acordo com a sua autonomia funcional.

 

Estabelecer que ações simples como a higienização das mãos é fundamental para a diminuição de infeções, sendo necessário educar demais profissionais da saúde, paciente e

familiares nesse sentido.

 

Sintetizar e avaliar cientificamente informações relacionadas à IRAS, bem como a implementação de práticas de controle/barreiras destas.

         

INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE

 

Atualmente, entre os principais problemas enfrentados pelos profissionais da saúde, encontra-se a evolução e recuperação do paciente, sendo que a depender da patologia, dos meios empregados no tratamento e de condições muitas vezes que foge ao controle do profissional, o paciente com boa perspectiva de recuperação e alta hospitalar, acaba por evoluir de forma negativa, podendo contrair infecções muitas vezes de risco maior em relação ao problema de saúde que resultou em sua hospitalização.

 

Comumente utilizado, o termo Infecção Hospitalar foi alterado para IRAS (infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), uma vez que tal problemática se mostra pertinente e possível a qualquer local que se presta a assistência à saúde, e não somente ao hospital.

 

Infecção Hospitalar (IH) é definida como uma patologia que o paciente adquire após 48 horas de sua admissão em uma unidade hospitalizar, podendo se manifestar durante a sua internação ou após sua transferência para outra unidade. É um frequente e grave problema de saúde pública que mobiliza ações tanto de caráter civil e militar como de pesquisas científicas e tecnológicas (ALBRECHT, 2008).

 

[pic 3]O termo vem sendo substituído nos últimos anos pelo termo Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), no qual a prevenção e o controle das infecções passam a ser considerados para todos os locais onde se presta o cuidado e a assistência à saúde, inclusive o hospital (PADOVEZE; FORTALEZA, 2014).

 

A problemática das IRAS, não é recente, mas atualmente atinge proporções de questão de saúde pública mundial, principalmente em ambiente hospitalar, seja pelas consequências de cunho pessoal, agravo que ameaça à segurança do paciente e pode evoluir para óbito, seja pelas consequências sociais, maiores gastos e escassez de leitos pelo prolongamento da internação. (SANTANA, 2015 et.al).

 

Ainda, o Ministério da Saúde brasileiro, de forma sistematizada conceituou o que pode ser considerado IRAS, tomando como perspectiva o momento em que o paciente contrai a infecção, possibilitando, mediante esses dados, tomar medidas de prevenção, controle e de ação, possibilitando a verificação de índices para determinar inclusive ações futuras para reagir ao problema.

 

Segundo conceito do Ministério da Saúde (MS), na portaria nº 2.616 de 12.05.1998, as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) restringem se àquelas adquiridas após a admissão do paciente na unidade hospitalar e que se manifestam durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação. (BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n° 2.616 de 12 de maio de 1998).

 

No Brasil a prevenção das IRAS, até então denominadas apenas de infecção hospitalar, passou a ser reconhecido a partir da década de 80 pela publicação da Portaria nº 196 de 24 de junho de 1983, que além de definir conceito, institui a obrigatoriedade de todo hospital em constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (C.C.I.H). Posteriormente, em 1997, é promulgada a lei que dispõe sobre a obrigatoriedade, também em todos os hospitais do país, da sustentação de um Programa de Controle de Infecção Hospitalar  PCIH (SANTANA, 2015 et.al).

 

CAUSAS, PREVENÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE BARREIRA

 

No Brasil, estima-se que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações, de acordo com o Ministério da Saúde, sendo que a simples higienização das mãos pelos profissionais de saúde, diminui/evita essas infecções.

 

[pic 4]A orientação sobre a lavagem das mãos no controle de infecção não é uma recomendação atual, mas deve ser feita sempre que um profissional de saúde  entrar em contato com um paciente, antes e depois de usar luvas, entre o atendimento ao paciente, entre um procedimento e outro, quando houver risco de transferência de patógenos para o paciente ou para o ambiente, quando entram em contato com sangue, fluidos corporais, secreções, fezes ou objetos contaminados com esses fluidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com